Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Parque Centenário de Montenegro vira Acampamento Farroupilha

Cerca de 15 mil pessoas são esperadas no Parque Centenário de Montenegro durante a 12ª edição da programação da Semana Farroupilha. Entre...

Cerca de 15 mil pessoas são esperadas no Parque Centenário de Montenegro durante a 12ª edição da programação da Semana Farroupilha. Entre 13 e 20 de setembro serão muitas as atrações, incluindo shows, tertúlias, oficinas de montaria, praça de alimentação, gineteada, exposição de orquídeas, parque de diversões, artesanato e produtos coloniais.

De acordo com o presidente da comissão organizadora, Estevão Carpes de Oliveira, uma grande estrutura está sendo montada para receber os visitantes. As apresentações serão no Pavilhão de Eventos, dispensando o aluguel de lonão. E junto também estará a praça de alimentação, enquanto outras entidades terão galpões e espaços pelo parque. Não faltará churrasco, carreteiro e outras comidas típicas, além de lanches e bebidas. A entrada no parque será gratuita, mas estarão sendo recolhidas doações de alimentos não perecíveis, agasalhos, material de higiene e limpeza, destinados para famílias carentes. Também serão recolhidas lâmpadas, pilhas e baterias de celular.

A programação inicia nesta quinta-feira, às 19h30min, com a abertura oficial, e prossegue até o feriado de quinta-feira da próxima semana, 20 de setembro, dia do desfile no centro e das últimas atrações no parque. A Semana Farroupilha é uma promoção da Prefeitura e Associação Tradicionalista Montenegrina (ATM), com o apoio de entidades tradicionalistas, Conselho Tutelar, Brigada Militar e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTB). As homenageadas deste ano são Arlete Oliveira de Souza, Terezinha Vânia Chassot Angeli e Ereni Rodrigues de Oliveira, além da empresa Tanac. O tema estadual é "Nossas Riquezas".

PROGRAMAÇÃO

A chama crioula chegou ao Parque Centenário de Montenegro no último domingo e está junto ao Piquete 15 de novembro. Amanhã, quinta-feira, a partir das 17 horas percorrerá várias ruas com um grupo de cavalarianos, até voltar ao Centenário, onde acontecerá às 19h30min a abertura oficial. Já às 21 horas começa o show do cantor Baitaca.
Na sexta-feira, dia 14, pela manhã e tarde acontecem oficinas artística e camperia. Já às 15h30min terá a peça teatral “Miséria Servidor de Dois Estanceiros”, do grupo Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais. Às 19h30min será a vez da tertúlia com o CTG Os Lanceiros e depois show de Nardel Silva e de Mancha Branca e grupo Tarca.
No sábado, dia 15, a partir das 15 horas acontecem apresentações com Os Campesinos, Grupo Alma Crioula e Apaysanados. E às 21 horas, no CTG Estância do Montenegro, o fandango oficial, com churrasco, apresentações de invernadas e animação do grupo Alma Gaudéria.
Já no domingo, dia 16, as atividades iniciam às 10 horas da manhã com provas campeiras, seguidas do programa Calorão Gaudério, da Rádio Viva. De tarde, a partir das 14 horas terá gineteadas, tertúlias e apresentações com o grupo Tarca de Arte Nativa, Vandré da Rosa, Marinês Siqueira e CTG Estância do Montenegro, e às 20 horas o Festival Raízes da Canção e show de Paulo Vargas.
No dia 17, segunda-feira, de manhã e tarde ocorrem oficinas. Já às 18h30min terá missa crioula com o padre Ludinei Marcos Vian. Às 19h30min tertúlia com o DTG Acácia Negra e depois show do grupo Timbre Gaúcho.
Na terça-feira, dia 18, novamente ocorrem oficinas pela manhã e tarde. Às 19 horas a tertúlia será com o DTG Centauro dos Pampas e depois show com Helio Antonio e os Gaudérios.
No dia 19, próxima quarta-feira, pela manhã e tarde ocorrem oficinas. Já às 19 horas terá a sessão solene da Câmara de Vereadores. E após a tertúlia da 15ª Região Tradicionalista e show do Alma do Pampa.
No feriado de 20 de setembro, quinta-feira, às 10 horas acontece o tradicional desfile na rua Ramiro Barcelos, com a participação das entidades e militares. Depois as atrações voltam para o Parque Centenário, com almoço e à tarde show com Eco do Minuano, gineteadas e show de Antonio Gringo e os Quatro Ventos. O encerramento da programação será às 18 horas, com a extinção da chama crioula.

PEÇA TEATRAL SERÁ ATRAÇÃO NA SEXTA

“Miséria Servidor de Dois Estanceiros” será a peça teatral apresentada pelo grupo Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais na próxima sexta-feira, às 15h30min, no Parque Centenário, dentro da programação da Semana Farroupilha de Montenegro.
O espetáculo, com entrada franca, é uma livre adaptação do clássico “Arlequim Servidor de dois Amos”, de Carlo Goldoni. É a continuidade da saga do personagem Miséria (espetáculo Deus e o Diabo), que depois de sua suposta morte não pôde entrar no céu e nem no inferno e então ficou vagando pelo Pampa e a capital Porto Alegre no final do século XIX. Nesta nova trajetória, Miséria tenta trabalhar como carregador. Quando se dá conta que o que ganha é pouco, começa a trabalhar para dois estancieiros que chegam do interior. É no meio destas confusões que se dão as peripécias de Miséria na capital.

MÚSICA GAÚCHA NA ESTAÇÃO

Levar a música nativista para lugares onde, normalmente, esse estilo musical não é tocado. Esse é o objetivo do quarteto formado por Cássio Pereira, Daniel Nascimento, Nina França e Luiz Gustavo Dallastra. Músicos dos Vales do Caí e Sinos, eles se apresentam no próximo domingo, às 17 horas, no Café da Estação, junto à Estação da Cultura. O show ocorre em meio à Semana Farroupilha.
Com dois violões e um acordeom, os jovens apresentarão alguns clássicos da música gaúcha, mostrando também canções de artistas argentinos e uruguaios. “Nosso repertório conta ainda com músicas de artistas mais jovens e que estão fazendo um belo trabalho, como Pirisca Grecco, Shana Müler e Érlon Péricles”, afirma Daniel Nascimento.
No último final de semana, o quarteto se apresentou no Bar Cordel, no Centro de Montenegro. O show na Estação da Cultura inicia às 17 horas.

Guilherme Baptista - guilherme.baptista@fatonovo.com
Fonte: FatoNovo

Nenhum comentário