Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Centros de Tradições Gaúchas mantêm cultura do RS pelo mundo

Não é apenas no Rio Grande do Sul que as prendas e os peões mantêm suas tradições. Longe do estado, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) ...


Não é apenas no Rio Grande do Sul que as prendas e os peões mantêm suas tradições. Longe do estado, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) cultuam o folclore e os costumes da região por meio da dança, alimentação e esportes. Ao total, há quase 3 mil CTGs registrados no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.

Estados Unidos, Japão e Polônia são alguns dos países que divulgam a cultura gaúcha, com organizações tão ou mais fortes das que existem no RS, segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). "Lá eles têm algo que nós aqui não temos: a saudade da nossa terra", explica o presidente do MTG do estado, Erival Bertolini. "A Semana Farroupilha é comemorada fora do Rio Grande do Sul com o mesmo orgulho com que festejamos aqui", completa. O Acampamento Farroupilha, que será aberto oficialmente no dia 7, já está sendo preparado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, e os festejos são realizados durante todo o mês de setembro.

Em alguns casos, não é preciso ter nascido no Rio Grande do Sul para se considerar um gaúcho. Um dos centros localizados em Manaus, no Amazonas, empenha-se para seguir corretamente todas as normas e diretrizes do Movimento. Mesmo com temperatura e clima bem diferentes dos apresentados no sul do país, os amazonenses buscam utilizar todas as roupas e adereços determinados pelo MTG, sem recorrer à adaptação. "Eles fazem questão de dizer que são gaúchos, mesmo não sendo", afirma Bertolini.

A paixão pela história e cultura do RS pode ser traduzida também em números. Além da quantidade de CTGs - 1.680 no estado, cerca de 1,3 mil no Brasil e 16 no exterior -, são mais de 190 mil cartões de identidade distribuídos entre os associados do MTG. Esses cartões foram criados com o objetivo de organizar e fortalecer os quadros de associados, vinculando o seu portador a uma única entidade. O documento é necessário para representações em rodeios, torneios e competições artísticas.

Preservando as tradições

As entidades tradicionalistas buscam preservar os costumes da mesma forma com que eram cultuados há gerações. "Mantemos os valores dos nossos pais e avós", diz Bertolini. Dessa forma, o MTG criou uma "Carta de Princípios", escrita em 1960, em que se regulamentam aspectos éticos, cívicos, culturais, estruturais e filosóficos da cultura gaúcha a serem seguidos pelos tradicionalistas. As pilchas que devem ser utilizadas sofrem alterações dependendo da atividade desempenhada. O uso de bombachas pelas prendas, por exemplo, é permitido apenas nas práticas esportivas e campeiras, estando vetada para atividades artísticas e sociais.

A vontade de seguir as tradições segue aumentando, especialmente entre os jovens. O movimento organiza eventos ao longo de todo o ano. São congressos, festas, convenções e cirandas culturais que reúnem adultos e crianças de todas as regiões do Rio Grande do Sul. E a participação dos jovens chega a 85% em muitos deles, segundo o MTG.

Além disso, as atividades tradicionalistas também colaboram na formação dos jovens, estimulando a convivência e a determinação, na visão de Bertolini. "Muitos trabalham durante o dia, estudam à noite e treinam música e dança nas horas que sobram. E, mesmo assim, observamos que é crescente a vontade de participar das atividades corretamente, seguindo os nossos princípios, usando as roupas adequadas", relata.

Primeira mulher patrona da Semana Farroupilha

Apesar de seguir determinadas regras há anos, o tradicionalismo também sofre mudanças e avanços ao longo dos anos, adaptando-se aos novos estilos de vida. Neste ano, uma mulher será homenageada pela primeira vez com o título de Patrona dos Festejos Farroupilhas. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Comissão Estadual.

Nilza Lessa sempre foi uma presença ativa na preservação dos costumes gaúchos. Natural de Santana do Livramento, muito cedo se envolveu com a cultura. Nilza foi professora, produtora de TV e de eventos, gerente da Churrascaria do CTG 35 e dona de loja de artigos gauchescos em Porto Alegre. Também é viúva do escritor, folclorista e historiador Barbosa Lessa, morto em 2002.

Fim da avaliação de beleza em concurso

Em junho, a convenção anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho realizada em Guaporé, na Serra, também provocou mudanças em um tradicional concurso do estado. Foi aprovado o fim da avaliação do critério beleza para a escolha da Primeira Prenda do Rio Grande do Sul. As qualidades que a vencedora precisa apresentar passam, agora, pelo conhecimento de história, folclore, cultura e até de geografia.

Antes, a beleza era avaliada no quesito "características pessoais" e tinha o peso de 2,5 pontos de um total de 100. A partir de agora, o item não existe mais e a pontuação será distribuída entre simpatia e boas maneiras. Outra proposta aprovada foi a de desconsiderar eventuais erros de português durante a avaliação oral das candidatas a prenda.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário