Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

As mulheres, prendas gaúchas !!

Por: Carlos Homrich No dia 13.09.2012, nós (eu e a Tânia, minha esposa) tivemos o maior orgulho de fazermos a Guarda da Chama Crioula. ...

Por: Carlos Homrich

No dia 13.09.2012, nós (eu e a Tânia, minha esposa) tivemos o maior orgulho de fazermos a Guarda da Chama Crioula. Neste ato nós estávamos representando o Piquete Fraternidade Gaúcha, entidade que representa juntamente com o D.T.G. MALA de Garupa a Maçonaria Gaúcha no Parque da Harmonia – Semana Farroupilha 2012. A foto abaixo representa o nosso orgulho.
 
 

 Paulo Ricardo Cremer, Irmão da Ordem Maior comentou a foto acima da seguinte maneira: “Fina Estampa Gaúcha. Sinto um BAITA orgulho de possuir um irmão e uma cunhada tão dedicados a nossa cultura. Parabéns aos dois, que o patrão velho abençoe esta bela união.”

Digo isto para ilustrar a importância da Mulher Gaúcha no evento comemorativo da Epopéia Farrapa. Durante todo este evento, a mulher teve uma participação muito importante.

Quando os nossos heróis Farroupilhas estiveram nas batalhas, “... Como testemunhas desta peleia, as matriarcas riograndenses. Com bravura elas vencem, com sangue farrapo na veia. Pois quando a revolta incendeia, na falta de seus peões, do campo para os galpões demonstraram seu valor De bombacha e tirador, verdadeiras heroínas, cumprindo as suas sinas cuidando da estância com amor.” (Trecho do Poema ‘Sonho de Liberdade’ – de Getúlio Silva da Silva e Carlos Francisco Homrich dos Santos, que abaixo assina o texto). A minissérie “A Casa das Sete Mulheres” representa bem o que falo.

A Guarda da Chama Crioula simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade, coragem e também a Tradição Gaúcha. No mês de agosto de 1947, estudantes do Colégio Júlio de Castilhos de Porto Alegre, liderados por João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, fundaram um Departamento do Grêmio Estudantil Júlio de Castilhos e decidiram realizar à "1ª Ronda Gaúcha", alias a maior até hoje (do dia 07 ao dia 20 de setembro de 1947).Esta Ronda Crioula foi, na verdade, a precursora da Semana Farroupilha, oficializada somente 17 anos mais tarde, através da Lei Estadual 4.850, de 11 de dezembro de 1964.

Paixão Côrtes, que dirigia o Departamento foi procurar o Presidente da Liga de Defesa Nacional e disse-lhe que gostaria de retirar uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria no momento da sua extinção no dia 7 de Setembro e transportá-la até o Colégio Júlio de Castilhos, no que foi autorizado. ESSE É NOSSO MAIOR ORGULHO. Quando fizemos a Guarda da Chama Crioula estamos guardando e venerando um símbolo gaúcho, seja no Parque da Harmonia (festejos Farroupilhas), seja no Palácio do Governo Gaúcho, seja na nossa Assembléia Legislativa, seja na Prefeitura Municipal, seja no monumento alusivo a Bento Gonçalves ou seja na Maçonaria. É UM SÍMBOLO QUE ESTAMOS PRESERVANDO E VENERANDO. NÃO SÃO AS INSTITUIÇÕES QUE ESTÃO GUARDANDO UMA CENTELHA, QUE ESTÃO SENDO VENERADAS.

Carlos Francisco Homrich dos Santos

Advogado
Tradicionalista
Membro do Piquete Fraternidade Gaúcha-GORGS

Fonte: Blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário