Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

1º Festival Nacional de la Chacarera del Monte

 O cantor e compositor Fabiano Bacchieri estará nos dias 11, 12, 13 e 14 de outubro participando do 1º Festival Nacional de la Chacarera...


 O cantor e compositor Fabiano Bacchieri estará nos dias 11, 12, 13 e 14 de outubro participando do 1º Festival Nacional de la Chacarera del Monte, na cidade de Resistência, Província do Chaco, Argentina.

Após entrar em contato com entidades culturais da cidade de Resistência para colher dados sobre este novo gênero musical que se tornou patrimônio cultural da província do Chaco, a Chacarera del Monte, Fabiano despertou a curiosidade dos organizadores do evento. Ao ser questionado sobre o interesse pelo gênero musical, Bacchieri informou que desenvolve, como graduando em Ciências Musicais pela UFPel, um trabalho de pesquisa sobre a Chacarera no RS, e apresentou alguns dados levantados até o momento que demonstram uma forte produção de “chacareras” nos festivais nativistas e apresentações no RS; sua pesquisa também demonstra que desde a década de 70 existe a inserção do ritmo nas composições gaúchas e hoje está afirmando seu espaço como tantos outros que ultrapassaram as fronteiras e se estabeleceram no RS, como o chamamé. Ao tomar conhecimento da expressão da chacarera no RS e conhecer o trabalho desenvolvido por Bacchieri, a produção do festival, através do Sr. Armando Córdoba, entrou em contato com o cantor e levantou a possibilidade de levá-lo para apresentar a Chacarera Riograndense naquela cidade.

Fabiano desenvolve a algum tempo o projeto Chacarereando, um espetáculo na forma de concerto comentado, onde é explicado e demonstrado as formas e variantes que este ritmo possui, incluindo ai a chacarera que é feita no Rio Grande do Sul, que ele chama de Chacarera Riograndense, por possuir características próprias de nossa região e manter a estrutura rítmica da chacarera tradicional; embora não preserve sua forma original, que por ser uma dança tradicional, possui um numero exato de compassos na sua execução.

Após enviar algumas “chacareras” de sua autoria e o próprio espetáculo Chacarereando ao Sr. Armando Córdoba, recebeu um convite oficial do Cônsul Honorário do Brasil em Resistencia, Sr. Jorge Andrés Morello, e da produção do evento para levar a chacarera Riograndense ao 1º Festival Nacional de la Chacarera del Monte.

Bacchieri levará o grupo que o acompanha e atuará como convidado especial no palco do festival, onde passarão vários nomes consagrados da música Chaqueña, além de proferir uma palestra sobre a pesquisa que desenvolve. As províncias de Santiago del Estero e Corrientes já manifestaram interesse no trabalho de Bacchieri e estão viabilizando outras apresentações durante sua estada naquele país.

Fonte: Blog BAHstidores

Nenhum comentário