Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Vocabulário Regionalista

MATE DO ESTRIBO : Mate do Estribo significa o último chimarrão antes de partir; quando a pessoa já está de acavalo para sua jornada e a pre...

MATE DO ESTRIBO: Mate do Estribo significa o último chimarrão antes de partir; quando a pessoa já está de acavalo para sua jornada e a prenda vem e lhe oferece um mate. Na linguagem popular seria a "saideira".

Meus amigos leitores do blog. Aproveitando a postagem acima, e usando o vocabulário regionalista, quero lhes dizer que hoje, quinta-feira, ando "da sala pra cozinha", ou seja, apurado uma coisa por demais. Por esse motivo, pelo menos na parte da manhã, ao invés de preparar um crioulito, um palheiro (cigarro de palha) com toda a calma, picando o fumo, sovando-o, "apreparando" a palha, retovando-a, vou lhes oferecer um pito-feito (cigarro comprado), isto é, vou reeditar uma postagem que fizemos no dia 17 de abril de 2011 sob o título Pisaram no Pala - Carta de Protesto, tendo a ver com um e-mail muito difundido na época, escrito por alguém que parecia dar o "grito de liberdade dos gaúchos", esbravejando contra tudo e contra todos. Nosso blog nunca publicou tal e-mail por achá-lo muito agressivo e fomos muito cobrados por isso. Pois agora, um ano e alguns meses depois, a citada Carta de Protesto, sem autor definido, volta a circular e antes que nos cobrem novamente, a resposta é a mesma da época.

NÃO POSTAMOS PORQUE NÃO GOSTAMOS (postagem publicada em abril de 2011)

Caros leitores.

Não sei se vocês já viram, mas eu já recebi seis mensagens com o mesmo teor. É um e-mail que circula por aí intitulado Pisaram no Pala (Carta de Protesto).

Não se sabe bem a autoria da citada "Carta de Protesto". O primeiro e-mail que recebi me veio endereçado de Caxias e dava conta que seu autor era um declamador, que conheço bem. Não vou citar seu nome pois não temos a certeza da autoria mas não acredito que seja esta pessoa.

As outras cinco mensagens, todas através de e-mail, davam a autoria para um professor da Universidade de Pelotas, do Departamento de Fisiologia. Também preservaremos seu nome.

Muitos amigos que me remeteram o citado e-mail me questionaram o porque de não postarmos em nosso blog tão "relevante documento" que vem em defesa do tradicionalismo, se parando mais importante até que a Carta Testamento de Getúlio Vargas (brincadeira nossa).

E o blog responde: Não postamos porque não gostamos.

Até concordamos, em parte, com o teor do escrito que fala do pouco espaço dado aos artistas gaúchos por nossos meios de comunicação. O que não afinamos e não gostamos se relaciona a forma de expor estes pensamentos.

Não acreditamos que um declamador, pessoa sensível, ou um professor universitário tenham escrito tal documento utilizando-se de terminologias tão chulas.

Abaixo, em letras grifadas, apenas alguns fragmentos da extensa carta e, em seguida, a nossa opinião sobre cada frase extraída do texto (sem prejudicar o contexto), achando que não é desta maneira que conseguiremos o que, realmente, nos falta.

e-mail: ...Tá bem que o Neto Fagundes não tem o mínimo carisma e aínda mais com aquele rabinho de cavalo ridículo...

blog: não concordamos que o Neto não tenha carisma. Ao contrário. Quanto ao seu estilo, cada qual é dono de si e temos que respeitar, até porque nosso gaúcho primitivo sempre foi barbudo e melenudo, não é verdade meu amigo Glênio Fagundes?

e-mail: ...Porquê será que pra promover o Planeta Atlântida com seus freqüentadores maconheiros, bêbados e viciados de todo tipo tem espaço?...

blog: Nem todos os freqüentadores do Planeta Atlântida são maconheiros, bêbados e viciados, e tais predicados existem, também, no tradicionalismo.

e-mail: ...Mesmo o pessoal dos CTGs, nosso último reduto cultural, hoje em dia só ouve atualmente música gaúcha de baile e que... convenhamos, é péssima...

blog: Que música você queria ouvir em um CTG?

e-mail: ...Me enoja aquelas materiazinhas da RBS na Semana Farroupilha (daí eles lembram e fazem um circo!!!), mandam aquelas apresentadoras bunda mole...

blog: Apresentadoras bunda mole? Com linguagem assim não tem debate!

e-mail: ...Não conhecem nada, não entendem porra nenhuma e não ficam nem envergonhados de se dizerem gaúchos...

blog: Não entendem porra nenhuma? Idem a resposta anterior!


Fonte: Blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário