Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Cinquenta vezes Confraria Nativista

Cleiton Santos - cleiton@anuarios.com.br Sob o cenário das comemorações de 40 anos dos festivais de música gaúcha no Rio Grande do Sul, ...


Cleiton Santos - cleiton@anuarios.com.br

Sob o cenário das comemorações de 40 anos dos festivais de música gaúcha no Rio Grande do Sul, a Confraria Nativista de Santa Cruz do Sul realizará hoje no Quiosque, a partir das 20h30, o seu show de número 50. O evento consolida a Confraria Nativista como um importante palco de resgate e difusão da identidade cultural gaúcha, por onde passaram 50 grandes nomes do nativismo com a música e a poesia regional. “Hoje, segundo os artistas, a Confraria é palco referencial no interior gaúcho”, diz o presidente Ederson Fagundes.

Para o espetáculo foram escolhidos dois nomes representativos: o show de abertura será do músico Killy Freitas, santa-cruzense que alcançou duas indicações para o Prêmio Açorianos com o CD D’Alma. Já a atração principal será o multipremiado intérprete Victor Hugo, com o recital comentado Canções de Uruguaiana. No show, resgatará temas da Califórnia da Canção Nativa.

Victor Hugo, jornalista e historiador, que já conquistou o Prêmio Sharp da Música Brasileira e foi secretário de Cultura do Estado, subiu ao palco da Califórnia pela primeira vez aos 15 anos. Em Canções de Uruguaiana, a origem e os primeiros anos do pioneiro dos festivais são contados e cantados por um de seus mais consagrados intérpretes.

O projeto temático é centrado nos 40 anos do surgimento da Califórnia, com composições que se destacaram no festival. Victor Hugo, mais do que cantar, vai contextualizar as composições em comentários sobre autores, intérpretes, arranjos, gravações, temáticas, conteúdo estético e situações por ele presenciadas e vividas. Também falará sobre as influências atuais para a música e o movimento nativista. Será acompanhado pelo violonista Maurício Marques, um dos mais premiados instrumentistas gaúchos.

D’ALMA – O santa-cruzense Killy Freitas é instrumentista, compositor e arranjador, e já dividiu o palco com grandes nomes da música, no Brasil e exterior. Além da música autoral instrumental, trabalha com trilhas sonoras para teatro e educação musical. Cumpriu duas temporadas de shows na Espanha, em 2010 e 2012. Este ano foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música, na categoria Compositor Instrumental e Revelação pelo seu primeiro CD, D’Alma, lançado em 2011. Define seu trabalho como “canções que remetem ao sotaque sulista, com composições que valorizam  melodia e harmonia”.  Jairo Padilha, tecladista, violoncelista e acordeonista, o acompanhará.

CONFRARIA – A Confraria Nativista de Santa Cruz do Sul é formada por 43 profissionais liberais, empresários, funcionários públicos, jornalistas, radialistas e professores que têm em comum o gosto pela cultura gaúcha. Realiza oito shows anuais e está entrando no seu oitavo ano de existência. Os espetáculos começam às 20h30, no Quiosque, com oferta restrita e antecipada de convites para o público geral. Mais informações em www.confrarianativista.com.br.

Fonte: Gazeta do Sul

Nenhum comentário