Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Coluna ABC do Gaúcho do Jornal NH

Como toda quinta-feira, trago a coluna ABC do Gaúcho, publicada no Jornal NH: Novas datas para o Ronco do Bugio Atenção compositores: for...

Como toda quinta-feira, trago a coluna ABC do Gaúcho, publicada no Jornal NH:

Novas datas para o Ronco do Bugio

Atenção compositores: foram prorrogadas até o dia 20 as inscrições para o 21º Ronco do Bugio, de São Chico de Paula, que ocorrerá de 6 a 8 de junho, junto com a 16ª Festa do Pinhão, que seguirá até 17 de junho. As inscrições podem ser feitas no IGTF em Porto Alegre (Avenida Borges de Medeiros,1501, sala 10, CEP-90119-900) ou na Secretaria de Turismo de São Chico, (Avenida Getulio Vargas, 1.850). Contatos pelo telefone (54) 3244-3822. Regulamento AQUI.

Sábado tem Ronda Jovem

A 20.ª Ronda Jovem da 30ª Região Tradicionalista (RT), será realizada neste sábado, dia 14, no CTG Guapos do Itapui, de Campo Bom, com muitas atividades culturais. A ideia dos organizadores é reunir as prendas e peões de todas as gestões da região. Para participar, eles devem entrar em contato com a Rejene Mödinger, pelo telefone 9691-8827.

Lisandro em Lomba Grande

O cantor e compositor Lisandro Amaral e o Grupo Curandeiro Silêncio farão show sábado, na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo. O jantar o jantar será servido às 21 horas, seguido do show às 23h30, e depois, de baile com o grupo Trilha Campeira. Os convites cistam 30 reais por pessoa e podem ser reservados pelo telefone (51) 3596-2698.

Estúdio Nativo

Sábado tem o programa Estúdio Nativo, das 18 às 19 horas, na Rádio ABC 900AM, com boa música e entrevistas com artistas nativistas. O programa pode ser conferido também pelo site www.radioabc900.com.br, e tem apresentação de Cássio Pereira.

Marcello Caminha em Gramado

Dia 22 de abril o violonista Marcello Caminha chega a Gramado com seu projeto A viagem do Violão Gaúcho. Às 14 horas ocorre a oficina Violão Gaúcho, no Centro de Cultura e, às 16h30, será a vez do show, na Rua Coberta. As inscrições gratuitas devem ser feitas na Secretaria de Cultura, com Pepeu Gonçalves. O projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, tem patrocínio da Unicasa e segue até 22 de maio, com encerramento em Porto Alegre. Confere lá no site www.aviagemdoviolaogaucho.com.br.

Inscrições para festivais

Seguem até 30 de abril as inscrições para a 22.ª Tafona da Canção, de Osório, que será dias 25 e 26 de maio. As inscrições podem ser feitas pela internet. E até 8 de maio, inscrições para o 6.º festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, que oferece a melhor premiação e ajuda de custo dos festivais do Estado (ao todo, R$ R$ 65,5 mil só de prêmios). Regulamento da Tafona AQUI, e do festival do Cooperativismo, AQUI.

Gauchês

Empeçar - Começar.
Fazer costado - Ajudar, colocar-se ao lado de outro.
Invernador - Pessoa cuja profissão é engordar bovinos para o corte.
Mussitar - murmurar, segredar, cochichar.
Fonte: Dicionário de Regionalismos do RS, de Zeno e Rui Cardoso Nunes.

*Em caso de uso do texto, creditar: Tânia Goulart - www.jornalnh.com.br/blogs/abc-do-gaucho

Nenhum comentário