Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tarso Genro acende Chama Crioula e abre a Semana Farroupilha pilchado

O governador do Rio Grande do Sul iniciou a Semana Farroupilha com a cavalgada gaudéria e acendeu o candeeiro do Palácio. O governador...


O governador do Rio Grande do Sul iniciou a Semana Farroupilha com a cavalgada gaudéria e acendeu o candeeiro do Palácio.

O governador Tarso Genro apareceu nesta quarta-feira, 14 de setembro, pilchado com a roupa típica do gaúcho: boina, lenço, bota e bombacha. Toda essa produção foi feita para receber a cavalgada gaudéria em Porto Alegre e, assim, iniciar a Semana Farroupilha – que vai até a próxima terça-feira, 20.

O grupo partiu do Acampamento Farroupilha com a Chama Crioula, que foi acesa no candeeiro do Palácio Piratini e assim permanecerá até o dia 20. A cerimônia contou com os cavalarianos e a Banda da Brigada Militar. Nas ruas, a população ouviu o Hino Nacional e o Hino do Rio Grande do Sul.

Após a cerimônia, os tradicionalistas foram à Assembleia para o mesmo ato e, em seguida, ao Paço Municipal, onde o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG e o prefeito José Fortunati acenderam o candeeiro de Porto Alegre. O percurso seguiu para as esquinas das avenidas Azenha e João Pessoa, lugar em que iniciou a Revolução Farroupilha. Por fim, os tradicionalistas retornaram ao Parque Harmonia.

Erival Bertolini, presidente do MTG, gosta de ver a Semana Farroupilha como uma festa para relembrar as razões que levaram à Revolução, além de relembrar o passado gaúcho. “Festejamos, mas estamos atentos à corrupção, bem como aos exageros de impostos cobrados dos cidadãos e que não retornam à população”, destacou Erival.

Já o governador acredita que a Revolução Farroupilha, feita no passado, é um exemplo de coragem para combater a corrupção atual. “É o reflexo mais autêntico das luzes do iluminismo transformador das grandes revoluções em outros países”, avalia Tarso Genro. A Chama Crioula foi acesa no dia 20 de agosto em Taquara e depois o símbolo percorreu o Estado, até chegar na capital do Rio Grande do Sul e receber uma centelha da Chama da Pátria, no dia 07 de setembro.



FOTO: Bruno Alencastro / Correio do Povo
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Informações de Correio do Povo

Nenhum comentário