Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tradição e cultura marcam Caminho da Costa Doce

A região da Costa Doce compreende 23 municípios, iniciando por Guaíba e se estendendo até a barra do Chuí, no extremo sul do Estado. Po...


A região da Costa Doce compreende 23 municípios, iniciando por Guaíba e se estendendo até a barra do Chuí, no extremo sul do Estado. Possui uma diversificada oferta de lazer turística reunindo cultura, belas paisagens e diversão.

Um dos cenários da Revolução Farroupilha, ocorrida entre 1835 e 1845, a região oportuniza aos visitantes conhecer locais que abrigaram os principais acontecimentos daquele período. O secretário de Turismo de São Lourenço do Sul e vice-presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce, Gilmar Pinheiro, cita alguns desses lugares.

- Nós temos todo o berço da Revolução Farroupilha na nossa região. Se você for a Guaíba, por exemplo, tem a casa de Gomes Jardim onde vai contar toda a história da Revolução Farroupilha. Entre Cristal e Camaquã está o parque Bento Gonçalves, com toda a saga do general, líder da Revolução Farroupilha, está ali a sua história. Em São Lourenço tem a Fazenda do Sobrado que na Revolução Farroupilha foi a casa da Dona Ana, irmã de Bento Gonçalves, onde conta toda a história da Casa das Sete Mulheres - recomenda. Pinheiro destaca ainda a Charqueada Santa Rita em Pelotas, que retrata a história da escravidão no Rio Grande do Sul no tempo do charque. Também fazem parte da Costa Doce os municípios de Piratini, a primeira capital Farroupilha, e Pedras Altas onde está o castelo de Assis Brasil, uma construção do século passado com características medievais. E associado a tudo isso, o secretário ressalta a culinária, o churrasco, a oportunidade de conhecer as lidas campeiras e o contato direto com os animais.  
 


Outro atrativo turístico da região é a Cavalgada da Costa Doce que surgiu para reproduzir e valorizar o trajeto que os exércitos imperial e farrapo faziam naquela época. Um dos cenários é a Laguna dos Patos composta pelas Lagoas Mirim, Mangueira e dos Patos. Gilmar Pinheiro conta um pouco dessa história. - Os cavaleiros da Costa Doce surgiram há 12 anos, estando já em sua terceira edição. Um grupo de cavalianos amigos se reuniram para traçar na época o trajeto que os soldados do império e os soldados farrapos faziam, que era sair lá de Pelotas e fazer toda a encosta da Laguna dos Patos até Porto Alegre, Guaíba. Então na época da Revolução Farroupilha, os tropeiros daquela época, tanto os soldados do império como também o exército Farrapo, nas suas batalhas, na tradicional Batalha de Porto Alegre, este trajeto foi feito - conta. São Lourenço do Sul conhecida como a Terra de Todas as Paisagens também faz parte da Costa Doce. O secretário de turismo do município ressalta que um dos atrativos aos turistas é o Reponte da Canção que este ano realizou a sua vigésima-sétima edição tendo como vencedora na Linha Campeira a música "La Mandinga", de Juliano Javoski e Gustavo Brasil. Gilmar enfatiza que o Reponte é um evento de promoção do município, agregando valor turístico. - O Reponte extrapola a questão do festival da música apenas, nós agregamos outros valores. Nós temos uma feira do artesanato que faz parte do Reponte, onde nós mostramos todo o nosso artesanato, temos a mostra gastronômica que está junto do Reponte, principalmente a cultura do peixe aqui que nós temos pescadores e tem ainda a oitava edição do São Lourenço em Dança, Um Encontro Estadual de Invernada, que ano após ano vem aumentando o número de invernadas - enfatiza. A Costa Doce também possui os free shops de Rio Branco e do Chuí, além da maior praia em extensão da América Latina que liga Santa Vitória do Palmar a Rio Grande. Para conhecer essa diversidade natural, cultural, gastronômica e de negócios da região, o site www.costadoce.com.br traz todas as informações. Áudio Campo e Lavoura: A história do Rio Grande do Sul e as belas paisagens na Costa Doce.

Fonte: Blog Rádio Rural e Chasque Pampeano

Nenhum comentário