Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Convênio com Ministério da Cultura viabiliza programa Mais Cultura RS

O governador Tarso Genro e ministra da Cultura, Ana de Holanda, assinaram nesta segunda-feira (22) um termo de compromisso para a impla...



O governador Tarso Genro e ministra da Cultura, Ana de Holanda, assinaram nesta segunda-feira (22) um termo de compromisso para a implantação do programa Mais Cultura RS. O projeto desenvolvido em parceria com o Governo Federal prevê ações para os próximos quatro anos, como modernização de bibliotecas municipais, montagem de um quadro de 500 agentes de leitura e a criação de uma rede de pontos de cultura no Rio Grande do Sul.

Em 2011, os investimentos do ministério em diversos programas no solo gaúcho totalizam R$ 20,6 milhões. Além do anúncio de 200 pontos de cultura, que vão ser desenvolvidos via edital em todo Estado, a primeira etapa deverá garantir ainda a modernização de 50 bibliotecas e a contratação de 50 agentes de leitura. Durante a cerimônia o  governador ressaltou que a assinatura do termo de compromisso marca um novo momento na relação com o Governo Federal. "Este ato é o início do resgate de uma nova relação da Cultura gaúcha com a cultura do País", afirmou.

A ministra Ana de Holanda criticou o "distanciamento" político de governos anteriores com o Palácio do Planalto. "O Estado estava pouco assistido, não porque o Governo Federal quisesse, mas porque as questões políticas se sobrepuseram", avaliou.  A ministra disse, também, que vai se empenhar na busca por recursos para a criação de uma sede para Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). "Vou continuar na batalha da Ospa, porque eu sei o que isso representa para os gaúchos", assegurou.

Tarso reiterou na ocasião que pretende conversar com a presidente Dilma Rousseff na Expointer.  A ideia é reforçar o pedido de recursos para a Ospa por meio de uma emenda da bancada gaúcha. "Vamos solicitar também essa liberação dos R$ 20 milhões", disse.  A Ospa esta sem sede desde julho de 2008, quando foi realizado o último concerto da orquestra no seu antigo prédio na avenida independência.


Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário