Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Dia do Colono por Vitor Hugo Medeiros

Nete finde semana em toda regiao celeiro se comemorou o dia do colono e hoje nao vou falar do shwo q ue fiz la mas algo q vi e me emocionou...

Nete finde semana em toda regiao celeiro se comemorou o dia do colono e hoje nao vou falar do shwo q ue fiz la mas algo q vi e me emocionou. Eu quando viajo tomo uma aula de geo economia ao vivo melhor q numa sala de aula e eu aprendo muito e nada passa desapercebido, e o q vou falar a gora e uma coisa que as prendas de faixa tinham que saber ao vivo.
 
Regiao Celeiro

Se chama regiao celeiro as cidades que tem soja,trigo e milho, se localiza em Redentora, TeN portela, Miraguai, Santo Augusto,Vista gaucha,Frderico, Palmitinho,Caiçara,Palmeiras,Cel bicaco,Boa Vista das missoes etc..... Sao centenas de km a perder de vista de soja e milho .

O COLONO

No domingo em toda essa regiao se comemorou o dia deles e em ten portela teve desfiles at com carro tematicos dezenas de caminoes e tratores . No desfile tematicos a gente aprendeu muita coisa eu vi o q era o MANGUA. Um pedaço de pau em q os colonos batiam no feijao , trilhaderas antriguissimas e varios carros com colonos.Um lindo desfile. Teve o baile e la vi muita coisa a mao do colono e grossa cheia de calos e da colona tambem muitas rugas no rosto mas sao felizes com o q tem, so querem dançar as roupas sao antigas surradas ninguem tava chique la era do tipo brecho ma s sao flizes com o q fazem, nao trocam o mundo dels pla cidade com seus shopings, sao puros nao tem tempo pra pensar em bobagnes so trabalham dia e noite em cima do trataor.Dao muito valor a agricultura familiar. O sotaque com o r e gozado mas e de la e deles, moram em casas tipo assim casebres mas tem tudo ate internet com seus filhos, eles nao sao atrasados. A maioria ja tem 70 anos chapeu d palha bota de borracha cinhelo de dedo ou bota de couro calça de bri.Baile e so sertanejo e musica popular e bailao, la se  comportam nao tem discriminaçao e nem regras proibindo de vc entrar assim ou assado nem se uma mulher usa chiripa ou nao, tomam sua cerveja.

Perguntem a eles ou elas se eles trocam a vida deles por uma de poa ou outra cidade? Eu ja perguintei e sei a resposta, sao afaveis as estradas sao de chao batido uma casa aqui outra acola e de apovorar se perdem na imensidao da soja sem luz e um findi mundo vcs diriam mas pra eles nao e sao quietos na deles e adoram bailao bandinha alema ou italiana,em santa cruz na regioa do fumo tambem e assim,nao dao bola pra beleza fisica pra pzarias, churrascarias internet,etc... E muito legal e emocionante olhar eles ver de longe a beleza rude q essa gente tem e q sao plantadores.Nao falta nada a eles eles sao felizes onde moram e la memo num cimiterio nos fundos da casa e q morrem els nao saem de la assim e o colono,queria q vcs vissem ao vivo o q eu vi.nao tem maldade sao respeitadores gente simples sem o luxo e nao se importam.

Texto de autoria e responsabilidade de Vitor Hugo Medeiros.

Nenhum comentário