Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

19º Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense em Rio Pardo

Teve início na manhã desta quarta-feira (29) o 19º Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e 15º Fórum de Educaç...


Teve início na manhã desta quarta-feira (29) o 19º Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e 15º Fórum de Educação de Rio Pardo, que reuniu no Clube Literário e Recreativo mais de 400 professores na edição de 2011. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades e educadores das mais diversas localidades do Estado.

Em seu discurso de abertura, o Coordenador geral do evento, professor Elenor Schneider falou da importância de momentos de reflexão como este, que oportunizam o debate sobre a literatura, a língua e os processos educacionais, aproximando leitores, escritores e professores com profissionais da educação. “É importante pararmos e olharmos os resultados e o que nós fizemos ao longo destes anos de trabalho”, disse Schneider sobre os 19 anos do Seminário. O professor fez ainda uma homenagem ao escritor Moacyr Scliar, falecido em fevereiro, com um vídeo no ano em que participou do evento em Rio Pardo e a leitura do conto “A noite em que os hotéis estavam cheios”. O Secretário Municipal de Educação, Telmo Nestor Berger, foi representado pelo seu adjunto Gustavo Isehardt. Em seu pronunciamento, Isehardt falou sobre o objetivo do evento,  que favorece o despertar da curiosidade intelectual, estimula o sentido crítico e permite a aquisição da autonomia. “O encontro proporcionará nestes dias a verdadeira inteiração, a partilha de conhecimentos e de novos saberes entre os participantes, palestrantes, escritores, músicos, atores e atrizes que por aqui irão passar”, finalizou.

O prefeito Joni Lisboa da Rocha deu início à sua fala fazendo um retrospecto do evento e seu crescimento ao longo dos anos, de sua criação aos dias de hoje. Rocha aproveitou a oportunidade em que um expressivo número de educadores estava reunido para anunciar o concurso público municipal, que será realizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). “Serão abertas inscrições para mais de 150 vagas, sendo destas, 65 para a educação”, informou. O prefeito enumerou as áreas das vagas previstas e declarou que o projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores e tão logo seja aprovado, será lançado edital. “A probabilidade é de que o edital seja lançado ainda em julho, para realização do concurso em setembro ou outubro”, explicou.

Abrindo os trabalhos no primeiro dia do Seminário, o pajador, poeta, compositor, apresentador e jornalista Paulo de Freitas Mendonça debateu sobre a temática “Poética: a poesia oral improvisada (trova e pajada)”. Pajador é o repentista que canta seus versos de improviso, acompanhado pelo violão. No sul do Brasil o pajador canta seus versos no estilo recitado e não se acompanha musicalmente como nos Países do Prata.

A tarde seguiu com palestra do professor José Carlos Libâneo, da PUC de Goiânia sobre o tema ”A escola hoje: unindo a formação das capacidades intelectuais dos alunos e as práticas socioculturais”. Libâneo falou sobre a contribuição da didática para a formação de professores, a necessidade do conhecimento do conteúdo, do conhecimento pedagógico do conteúdo, o conhecimento das características dos alunos e das práticas socioculturais. Às 19h ouve palestra com ilustração musical com Sérgio Rojas (violão e voz) acompanhado de Dionara Schneider (teclado). O tema abordado foi a milonga e outros gêneros musicais da América Latina. A atração da noite, Sérgio Rojas, já subiu ao palco com Mercedes Sosa, Fito Paez, Daniela Mercury, Fagner, Beth Carvalho, Renato Borghetti, Yamandú Costa, Kleiton & Kledir, Serginho Moah, Maestro Tiago Flores, entre outros.

O 19º Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e 15º Fórum de Educação é realizado pela Prefeitura Municipal de Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Educação e segue até sexta-feira (1º). Nos dias que segue, grandes nomes farão parte da programação, como Daniel Galera e o escritor Luis Fernando Verissimo.

.:: Programação 2011 ::.

30 DE JUNHO DE 2011 – QUINTA- FEIRA
8h15min – Daniel Galera (escritor). Tema: Da formação do leitor à prática do escritor
10h - Painel com diretores de escolas -  O olhar do gestor sobre a escola
Profª Cristiane Iserhard Machado (Escola Educar-se, Santa Cruz do Sul)
Profª  Jane Maria de Souza Oliveira  (E.M.E.F Olavo Bilac, Rio Pardo)
Prof. Aílton Zambarda dos Santos (E.E. Ensino Médio Fortaleza, Rio Pardo)
13h30min – Palestra: Rildo Cosson (Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Cefor da Câmara dos Deputados e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG)
Tema:  Ler para viver
15h  – Intervalo
15h15min – Oficina de leitura, com Rildo Cosson (segunda parte)
17h45min – Café com cultura - sarau literário no Centro Regional de Cultura
19h30m – Teatro:  O Negrinho do Pastoreio
Grupo: Luz e Cena
Elenco: Estela Jaques, Belinha Azevedo, Jean Carvalho, João Cardoso, Will Vezzaro.
Texto:  Marcelo Aquino
Direção:  Elisa Machado

1º DE JULHO DE 2011 – SEXTA-FEIRA
8h15min – Palestra: Profa. Dra.  Ingrid Nancy Sturm (UFRGS). Tema:  Para falar na escola: atividades com a oralidade
A necessidade de desenvolver experiências assentadas na oralidade, visando à tomada de consciência das especificidades do oral e de sua importância para a produção de discursos variados.
10h –  Encontro com Luis Fernando Veríssimo
13h45min –  Palestra: Prof. Escobar (José  Eduardo Escobar Nogueira). Tema: O desafio da transformação.
E se amanhã você acordar transformado num monstruoso inseto? Como você vai lidar com suas novas habilidades e debilidades? Como você vai encarar a estranheza dos olhares diante de uma novidade tão assustadora?
Encerramento.

Colaboração:  Paulo de Freitas Mendonça

Nenhum comentário