Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

CTG Lalau Miranda completou 59 anos

A data de 24 de março tem um significado especial para o tradicionalismo do Rio Grande do Sul, especialmente para a Metade Norte. Trata-se...

A data de 24 de março tem um significado especial para o tradicionalismo do Rio Grande do Sul, especialmente para a Metade Norte.

Trata-se da fundação de um dos mais antigos Centros de Tradições do RS, o Lalau Miranda.

Em 24 de março de 1952, um grupo de amigos das cercanias de Passo Fundo decidiu pela criação de uma entidade que representasse a íntegra do Movimento Gaúcho, calcados na experiência do Grupo dos Oito, capitaneados em Porto Alegre por Paixão Cortes. Fundava-se, aí, o CTG Lalau Miranda, com o propósito de cultuar e difundir os hábitos, costumes e as tradições gaúchas, digno representante do norte nas mais diversas atividades tradicionalistas e um dos maiores do RS.

O primeiro patrão foi o jornalista Múcio de Castro (in memoriam) e o lema: "ser sempre gaúcho, em qualquer chão, pelo bem do Brasil".

Filiado ao MTG, o CTG Lalau Miranda é conhecido mundialmente, através de suas invernadas de danças, com participação em Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore e Tradição. Hoje conta com nove invernadas, sendo cinco artísticas: Pré-Mirim e escolinha; Mirim; Juvenil; Adulta e Xirua. As campeiras: Lalau Miranda, Rincão Campeiro, Os Teatinos e Caminhos da Tradição. Mas não é só isso: intérpretes, declamadores, chuleadores, conjunto vocal, trovadores, individuais instrumentais e individuais vocais fazem com que a entidade seja representada em todo o RS e nos Estados vizinhos, por ocasião de rodeios e eventos gauchescos.

A sede social da entidade tem mais de 1.700 metros quadrados e, além deste patrimônio, ainda é proprietária de toda a área de ranchos do Parque de Rodeios de Passo Fundo.

A invernada artística adulta conquistou o quarto lugar dentre todas as concorrentes do Enart 2010 e já obteve o primeiro lugar em diversos rodeios, dentre os quais o de Passo Fundo e o de Caxias do Sul.

A atual patronagem, que tem à frente o Patrão Rogério Endres de Rezende trabalha para propiciar à Invernada Juvenil a participação em três Festivais Internacionais de Folclore na Itália, na segunda quinzena de julho deste ano. Uma comitiva de 40 pessoas, entre músicos, dançarinos e coordenadores deverá representar o Lalau Miranda, o Rio Grande do Sul e o Brasil neste evento coordenado pelo CIOFF Mundial.

"Passo Fundo e a 7ª Região Tradicionalista orgulham-se de contar com esta que é uma referência no tradicionalismo gaúcho e que comemora seus 59 anos", disse a coordenadora da 7ª RT Gilda Galeazzi para mais de 50 patrões e representantes de entidades, no Encontro Regional de Patrões, no último dia 20 de março em Santo Antônio do Palma.

Acreditamos, como gaúchos, que o CTG Lalau Miranda está no caminho certo, ao valorizar seus mais de 3 mil associados, oferecendo invernadas artísticas, culturais e campeiras com estrutura e incentivando a participação dos jovens no movimento gaúcho. Jovem em CTG é jovem fora das drogas. Parabéns CTG Lalau Miranda. Parabéns associados, patronagem, gaúchos e gaúchas de Passo Fundo e do Norte do RS.

Dilerman Zanchet - Jornalista
 Fonte: Chasque Pampeano

Nenhum comentário