Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

CTG Campo dos Bugres, de Caxias do Sul, comemora 25 anos

O 17º Rodeio Nacional e 1° Rodeio Internacional Campo dos Bugres, em Caxias do Sul, têm uma emoção maior, não só pela internacionalização. O...

O 17º Rodeio Nacional e 1° Rodeio Internacional Campo dos Bugres, em Caxias do Sul, têm uma emoção maior, não só pela internacionalização. O CTG Campo dos Bugres, idealizador do rodeio, completa 25 anos. Na verdade, pode-se dizer que são 26. A entidade foi fundada oficialmente em 10 de setembro de 1986, mas na Semana Farroupilha de 1985, o grupo de amigos que deu origem à ela já organizava sua primeira atividade pública.

Em 1985, eles montaram um acampamento na Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino.

_ Era um pequeno, galpão, um pequeno palco com apresentações de artistas locais. Nunca faltava chimarrão, feijoada e comida campeira. Quem passasse por lá podia experimentar _ relembra o advogado Álvaro Luiz Nery Duarte, um dos fundadores.

Todos eles frequentavam CTGs da cidade, mas a vontade de criar um novo centro tradicionalista surgiu por duas razões: a relação de amizade e a vontade de levar o tradicionalismo ao público.

_ Não existiam manifestações públicas de tradicionalismo na cidade. Tudo era muito fechado. O povo em geral achava engraçado ver uma pessoa andando pilchada. Surgimos para promover a tradição e a cultura na cidade _ explica o comerciante Antíoco Sartor, que também estava no primeiro acampamento.

A organização dos rodeios veio na sequência à fundação oficial.

_ Nas primeiras edições, tínhamos que organizar uma vaquinha entre nós para pagarmos o rodeio. Sempre tínhamos prejuízo. Depois, aprendemos _ lembra Pante.

Atualmente, o CTG Campo dos Bugres, que leva esse nome em homenagem à primeira denominação de Caxias do Sul, possuiu 250 membros e recebeu o título de utilidade pública, de acordo com lei municipal de 1989.

Serviço

O que: 17º Rodeio Nacional e 1º Rodeio Internacional Campo dos Bugres
Quando: deste sábado até 13 de março
Onde: Parque da Festa da Uva
Quanto: R$ 3 (para assitir as apresentações artíticas e campeiras). O estacionamento custa R$ 5

Suelen Mapelli | suelen.mapelli@pioneiro.com
Fonte: Jornal Pioneiro

Nenhum comentário