Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Chimarrão e natureza em roteiro turístico

Venâncio Aires se destaca por suas belezas naturais e cordialidade do povo. E nada melhor do que conhecer a região por meio de uma rota turí...


Venâncio Aires se destaca por suas belezas naturais e cordialidade do povo. E nada melhor do que conhecer a região por meio de uma rota turística onde se tem a oportunidade de aprender como se prepara um belo chimarrão.

A região de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, preserva a colonização alemã através de residências centenárias e da gastronomia colonial. E tudo isso pode ser conferido na Rota do Chimarrão. A cidade possui até um chimarródromo, um monumento construído em metal e que disponiliza água quente aos visitantes.

A secretária de Turismo de Venâncio Aires salienta também as belas paisagens. Cleiva Fátima Giovaná Heck fala sobre a Rota e as atrações que o turista pode desfrutar.

- É uma rota tipicamente gaúcha, rural, onde tem empreendedores do interior do município, e ali o turista pode encontrar plantações de ervais, casarões antigos, comida típica, a escola do chimarrão e o Museu Agrícola que conta a história de mais de 100 anos através de implementos. O visitante pode viajar através do tempo, imaginar como os colonizadores, os agricultores trabalhavam naquela época.

A proprietária do Museu Agrícola, que fica a oito quilômetros da cidade, em Linha Travessa, recebe os visitantes com música alemã. Celita Lunardi afirma que isso emociona as pessoas durante a visitação.

- Quando o pessoal chega no Museu, a gente coloca as músicas antigas e o pessoal diz que isto contagia eles. O Museu possui todo o material antigo que era do meu avô, como a cama, a bancada de carpinteiro, a primeira carroça, louças e panelas antigas, assim como crochês antigos.

Celita também é proprietária da Chácara das Flores que surgiu quando seu avô se mudou para a região em 1907, onde o visitante pode apreciar uma grande variedade de plantas.

- Tem erval para ser visitado, para pegar e sentir a folha da erva, tem muita variedade de choros, bromélias.

A secretária Cleiva Heck ressalta que Venâncio Aires trabalha fortemente no turismo pensando na Copa de 2014. O objetivo é mostrar aos turistas a bebida típica dos gaúchos e que é feita de uma erva amarga e água quente. Na Escola do Chimarrão, as pessoas podem aprender o seu praparo, porque tão bom quanto tomar é saber fazer.

- Na Escola do Chimarrão é feito um trabalho bem didático, ali se aprende a fazer 36 tipos de chimarrão. Existe uma forma de se fazer o chimarrão para que ele realmente fique saboroso, porque se costuma dizer que muita gente não sabe preparar, não sabe a temperatura da água, muitos queimam a erva, então ela perde o sabor, perde as suas propriedades.

Além da Escola do Chimarrão, do Museu Agrícola e da Chácara das Flores, o roteiro possui artesanato, pousada, dois balneários, restaurante e turismo religioso. E vale lembrar ainda que de dois em dois anos o município sedia a Fenachim, Festa Nacional do Chimarrão. Para saber mais acesse o site www.pmva.com.br.

Fonte Rádio Rural e Chasque Pampeano, para ver mais fotos, clique aqui.

Nenhum comentário