Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Pontos de Cultura selecionados estão sendo visitados

Já está ocorrendo a fase de visitação dos 16 Pontos de Cultura contemplados pelo Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. Dos 16, 11 ...

Já está ocorrendo a fase de visitação dos 16 Pontos de Cultura contemplados pelo Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. Dos 16, 11 já receberam os coordenadores do Pontão de Cultura Geribanda, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), que fiscaliza os pontos. Por enquanto, todos os projetos estão em processo de conveniamento, mas a previsão é de que até o final do ano as atividades dos pontos já sejam liberadas para começar, segundo o coordenador do Geribanda, Miguel Isoldi.

Isoldi afirma que as visitas têm o objetivo de conhecer os espaços físicos em que serão desenvolvidos os pontos. “É importante termos a noção de onde serão realizados os trabalhos e oficinas e também entrarmos em contato com a região, já que a proposta do Geribanda é de fazer a integração dos 16 pontos e de dar auxílio nas atividades”, diz.

Outro motivo é convocar para o Geribanda Tramando Teias, evento que ocorrerá de 2 a 5 de dezembro no Campus Carreiros da universidade, em Rio Grande. Será um encontro desses pontos de cultura com outros pontos que já existem por todo o Rio Grande do Sul. Haverá tendas culturais de economia solidária, exposições, apresentações de dança, teatro e música e oficinas.

Conforme Isoldi, o que mais chama a atenção nas visitas é a diversidade cultural das regiões Centro-Sul e Sul. “Isso é explícito em todos os municípios. Os trabalhos de cada ponto vão do resgate histórico da memória do movimento estudantil até oficinas sobre a cultura afrodescendente, passando pelo tradicionalismo gaúcho, com oficinas de gaita, cultura polonesa, oficinas de literatura, e por aí vai”, comenta.

O Ponto de Cultura Butiá, que foi o contemplado de Tapes, é um exemplo dessa união de várias culturas. O projeto, organizado pela Sociedade Esportiva, Recreativa, Beneficente e Carnavalesca Corujão, terá atividades sobre a cultura do carnaval no Rio Grande do Sul e no mundo, fazendo um resgate da memória da festa popular através da tecnologia audiovisual. Também haverá oficinas de artesanato com lixo reciclável. “Esse primeiro encontro foi maravilhoso. Eles expuseram tudo o que eles pretendem fazer e nos deram ótimos conselhos sobre como melhorar o desempenho do que vamos oferecer. As perspectivas são muito boas”, comemora a presidente da Sociedade Corujão, Cleusa Ventura.

A presidente da AD Costa Doce, Stela Tolotti Machado, destaca a diversidade dos projetos contemplados, tanto no que se refere aos temas, quando à territorialidade. “Nossas comunidades serão beneficiadas com projetos de inclusão social através da cultura”, disse. “É uma ação de extrema importância para o desenvolvimento dos municípios associados à AD, servindo de apoio a atividades em que, na maioria das vezes, há dificuldade para angariar recursos”, disse.

Os pontos de cultura das regiões Sul e Centro-Sul estão sendo viabilizados em convênio do Ministério do Turismo com a Furg, numa iniciativa articulada pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) em conjunto com a Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce (AD Costa Doce). O repasse às instituições selecionadas será de até R$ 185 mil, durante os dois anos do projeto. Diversos municípios da Costa Doce têm se articulado para apresentar projetos.

Mais informações poderão ser obtidas nos sites geribandafurg.blogspot.com, www.proexc.furg.br ou pelo telefone (53) 3233-6831. Confira abaixo a lista com os projetos selecionados:

1 – Casa de Cultura Caras de Pau
Entidade: Grupo de Teatro Caras de Pau
São José do Norte

2 – Ponto de Integração Cultural da Rede de Comunidades
Entidade: Mitra Diocesana do Rio Grande
Rio Grande

3 – Ponto de Cultura Outro Sul
Entidade: Unidade de Formação e Capacitação Humana
Pelotas

4 – Axé Raiz
Entidade: Clube Guarani
Arroio Grande

5 – Arte da Periferia
Entidade: Fundação Comunitária e Assistencial Manje – Rádio Cultural
Rio Grande

6 – JERIVARTE
Entidade: Associação de Cultura e Arte Nativa – JERRA
Santa Vitória do Palmar

7 – CULTUART
Entidade: Associação Projeto Vida Nova
Pinheiro Machado

8 – NAVEGARTE
Entidade: Associação de Amigos da Biblioteca Comunitária do Bairro Navegantes
São Lourenço do Sul

9 – ACANDHIS: Vida e Cultura
Entidade: Academia Canguçuense de História – ACANDHIS
Canguçu

10 – Memória do Movimento Estudantil Universitário
Entidade: Instituto de Estudos Políticos Mário Alves
Pelotas

11 – Ponto de Cultura Butiá
Entidade: Sociedade Esportiva, Recreativa, Beneficente e Carnavalesca Corujão
Tapes

12 – Entre nesta Dança
Entidade: Conjunto Folclórico Polonês Solidarnosc
Dom Feliciano

13 – Nossa Comunidade tem História
Entidade: Associação Educacional São José / PROJARI
Guaíba

14 – Resgatando a Cultura Polonesa Marianense
Entidade: Conjunto Folclórico Polonês Mariense Vicente Mietlicki
Mariana Pimentel

15 – Reacendendo a Chama Farroupilha
Entidade: Associação Cultural e Tradicionalista de Amaral Ferrador
Amaral Ferrador

16 – Cultural Barra Viva Mateando ao Pôr-do-sol
Entidade: Associação Vira Mundo
Barra do Ribeiro

Fonte: Comunicar Brasil / Revista da Costa Doce

Nenhum comentário