Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Mostra expõe peças dos séculos XIX e XX

Objetos de cerâmica e faiança podem ser vistos na Casa de Cultura até o dia 24 Crédito: andréia lima / divulgação / cp Objetos de cerâmica e...


Objetos de cerâmica e faiança podem ser vistos na Casa de Cultura até o dia 24
Crédito: andréia lima / divulgação / cp
Objetos de cerâmica e faiança podem ser vistos na Casa de Cultura até o dia 24
Crédito: andréia lima / divulgação / cp


Objetos do século XIX e XX podem ser vistos na exposição "Cultura Material: Fragmentos da História", em Jaguarão, na Casa de Cultura Pompílio de Freitas, até o próximo dia 24. A mostra apresenta cerâmicas vidradas, faiança fina e grés, além de vidros e metais, diz Luciana Peixoto, do Instituto de Memória e Patrimônio. Ela destaca os objetos de faiança fina, espécie de louça que se tornou popular na Europa no final do século XVIII e espalhou-se pelo Brasil ao longo do XIX, após a abertura dos portos, em 1808. Segundo Luciana, com o material, eram confeccionados xícaras, pratos, sopeiras, jarros, bules, bibelôs, bacias, frascos de remédio e cuias.

Conforme ela, esses objetos são uma fonte bastante preciosa para o arqueólogo, pois permitem conhecer detalhes sobre bebidas, perfumes e remédios e os hábitos de alimentação, higiene e saúde daquela época. Também são atrações da mostra dois frascos de medicamentos fabricados em Pelotas. Os recipientes testemunham a importância da indústria farmacêutica da cidade no século XIX e a participação de imigrantes na atividade. A exposição traz ainda uma moeda imperial e uma ferradura, do século XIX. Além disso, apresenta artefatos arqueológicos encontrados em escavações na região Sul do Estado.

A mostra integra o Programa de Educação Patrimonial, vinculado ao projeto de salvamento arqueológico da Enfermaria Militar de Jaguarão. É promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Instituto Memória e Patrimônio de Pelotas, com o apoio do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia, da UFPel. A visitação é gratuita e pode ser feita das 8h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 15h às 19h, aos sábados.

Colaboração Alan Otto Redü.

Nenhum comentário