Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

CTG’s de Mato Grosso do Sul realizam Semana Farroupilha

Os Centros de Tradições Gaúchas (CTG's) filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS) iniciam as comemoraç...

Os Centros de Tradições Gaúchas (CTG's) filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS) iniciam as comemorações da Semana Farroupilha no próximo domingo, dia 12 de setembro, com a solenidade de acendimento da Pira ou Chama Crioula.

Conforme o Presidente do MTG-MS, Agadir Mossmann, são 15 CTG’s no Estado que realizarão a Semana Farroupilha. “Estamos no mês de setembro, que representa muito para nossa cultura, pois além de celebrarmos a Pátria relembramos os heróis que lutaram na Revolução Farroupilha em uma semana de festividades e homenagens. Desta forma, convidamos toda a sociedade para participar conosco dos festejos. Todas as Semanas Farroupilhas são abertas à comunidade”, destaca Mossmann.

Cada CTG tem uma programação específica, no entanto o Presidente explica que todos iniciam a Semana Farroupilha com o acendimento da Chama Crioula, que permanece acesa até o encerramento, dia 20 de setembro. “Como o fogo simboliza o espírito do culto à Pátria, a Pira ou Chama Crioula representa toda a magnitude da tradição gaúcha e esse amor ao tradicionalismo, que jamais se apagará”, coloca.

Para o Vice-Presidente do MTG-MS e Vice-Presidente da CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha), João Ermelino de Mello, a Semana Farroupilha não é apenas um evento da sociedade Sul-rio-grandense, mas sim de todos os brasileiros que se orgulham de cultivar uma tradição, uma história. Segundo Mello o Brasil possui aproximadamente 2.500 entidades tradicionalistas. Mato Grosso do Sul possui 20 CTG’s e um Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF Mar de Xaraés). Já no exterior são 12 entidades tradicionalistas. “Todos CTG’s que estão em atividade e regularmente associados a um MTG, sem exceção, realizarão durante este período as festividades. Tradicionalistas e gaúchos de todo o Brasil e até mesmo os que residem no exterior, comemoram anualmente a data em memória à Revolução Farroupilha, ocorrida de 20 de setembro de 1835 a 28 de fevereiro de 1845”, conclui Mello.

Capital - A programação da Semana Farroupilha do CTG Tropeiros da Querência, de Campo Grande, começa no domingo (12/09), às 07h30, no Parque das Nações Indígenas, no espaço onde está instalada a escultura do gaúcho Harry Amorim Costa (primeiro governador do Estado). No local será acendida a Chama Crioula e em seguida integrantes das instituições gaúchas da Capital desfilam pelas ruas até a sede do CTG Tropeiros da Querência (Rua Miguel Sutil, 445, Jardim Vilas Boas), onde vai ser ministrada a Missa Crioula. Informações da Semana Farroupilha de Campo Grande pelos telefones (67) 3341-1810 e (67) 9203-7170.

Da Página Midia Max

Nenhum comentário