Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Coluna Tradição e cultura J. A Semana de Alvorada

TRADIÇÃO & CULTURA Alvorada – Capital da Solidariedade O DESFILE FARROUPILHA Bueno! O desfile farroupilha, realizado dia 20, foi abe...

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


O DESFILE FARROUPILHA

Bueno! O desfile farroupilha, realizado dia 20, foi aberto pelos cava-leiros que foram buscar a Chama Crioula em Itaqui e os que participaram da cavalgada a partir da Ilha da Fanfa. A Chama foi conduzida até o palan-que pelo Patrão do CTG Bento Gonçalves da Silva, Sr. Gelson, que inte-grou o piquete que trouxe esta centelha de Itaqui. O diretor da Campeira Vladimir Kuse pediu permissão ao prefeito municipal Carlos Brum, para dar início ao desfile, que iniciou com a Banda Marcial da Escola Salgado Filho, seguido pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) do 24º BPM e pela Banda Marcial da Escola Salvador Jesus Cristo.

A Brigada Militar apresentou os seus projetos: Proerd e PM Mirim, compostos por crianças carentes da comunidade, seguido pelo DTG Acon-chego da Tradição, da Escola Érico Veríssimo e o Grupo de Danças Folcló-ricas Unidos pela Tradição, da Escola Guerreiro Lima, de Viamão.

As entidades tradicionalistas locais desfilaram dentro do tema pro-posto pelo MTG: “Farroupilhas – ideais, cidadania, revolução” e foi aberto pelo CTG Campeiros do Sul, seguido pelos CTGs Chilena de Prata, Senti-nelas do Pago, Amanhecer na Querência, CPF O Tempo e o vento, CTGs Bento Gonçalves da Silva, Amaranto Pereira, Tradição e DTG Força e Ra-ça.

DESFILE DA CAVALARIA

Bueno! A seguir, começou o desfile das entidades cujo “tema cen-tral” é o cavalo, sendo aberto pelo PTG Parceiros da Tradição, seguido pelo PTG Descanso do Pingo, CTN Estância do Cocão, PTG Guardiões da Que-rência (24 BPM), PTG Joaquim Pereira Nunes, DTG Marca Gaúcha de Porto Alegre. Também participaram as campeiras dos CTGs Campeiros do Sul, Amaranto Pereira, Sentinelas do Pago e Bento Gonçalves. Encerrou o desfile o Departamento Campeiro de Alvorada, com a participação do Dire-tor Campeiro Vladimir Kuse e prefeito Carlos Brum.

EXTINÇÃO DA CHAMA CRIOULA

Bueno! Às 18h30min iniciou a gravação do programa de TV do Volmir Martins, com destaque para os artistas locais. E lá pelas 22h, a e-moção tomou conta dos tradicionalistas na praça central, com a extinção da Chama Crioula, onde a ordem e o espírito farrapo predominaram em cada gaúcho nesta semana farroupilha. E a expectativa começa agora: onde será buscada a Chama em 2011?

FANDANGO OFICIAL FARROUPILHA

Bueno! E o fandango oficial farroupilha será no galpão do CTG Chi-lena de Prata, no dia 25 de setembro e será animado pelo Grupo Tranco Monarca. O valor do ingresso será de R$ 5,00 por pessoa. IMPORTANTE: a pilcha será obrigatória e completa, inclusive com blazer para os peões. Informações com o subcoordenador Giovani pelo fone 9149.1977 ou com o Sérgio Spier pelo fone 9307.3767.

FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA BETINHO

Bueno! A Escola Municipal Betinho realizará dia 24 de setembro, a sua feira do Livro, cujo tema é “mateando com a literatura” sendo Patrono Paixão Côrtes – líder do Grupo dos Oito, um dos responsáveis pelo surgi-mento do movimento tradicionalista em 1947. A feira inicia às 9h, encer-rando às 17h30. Mas devido a compromissos referentes à Feira do Livro em Porto Alegre, onde Paixão será o patrono, sua presença ficou inviabili-zada. Oportunamente será agendada outra data, quando ele se fará presente na escola.

Diversos CTGs locais se apresentarão com danças, declamação, chu-la, acordeom, violão, etc, além do Leandro Berleze do Grupo Beira d’Estrada. A Escola fica na Rua Herbert J. de Souza, 62, no Jardim Algarve (próximo do CTG Amaranto Pereira). Contatos com o diretor Luiz Cesar pelo fone 9166.2663 ou pelo chasque eletrônico luis_cesarm@hotmail.com.

21º FESTIVAL ALVORADA DA TROVA

Bueno! O CTG Bento Gonçalves da Silva realizará neste domingo, (26), a 21ª Alvorada da Trova Gaúcha. O evento iniciará com um baita café campeiro às 8h. Participarão trovadores de todo o Rio Grande nas modali-dades Campeira, Martelo, Estilo Gildo de Freitas e Tordilhos. Nas três pri-meiras, prêmios (troféu e dinheiro) até o quarto lugar. Na de Tordilhos, até o terceiro lugar. E troféu e dinheiro pro campeão dos campeões. Informa-ções com o trovador João Dinarte pelo fone 051.9706.9868 ou com o pa-trão Gelson pelo fone 051.9962.6266. O CTG fica na Rua Viamão, 1249.

LUTO NO CTG CAMPEIROS DO SUL

Bueno! Durante a Semana Farroupilha, no dia 11, faleceu o associa-do Lineu. E no dia 18 faleceu Abrantino Teixeira, sendo este o primeiro associado negro da entidade, tendo a sua ficha assinada pelo patrão Irineu Vargas, em 1981. Aos familiares as nossas condolências de pesar.


Valdemar Engroff
Telefone de casa: 051.3443.4125 – à noite; Celular: 051.9966.5164 valdemar@engroff.com.br
gaucho.valdemar@pop.com.br
ogaucho.taura@hotmail.com - MSN

Nenhum comentário