Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Acampamento começa a tomar forma

Enquanto Parque Maurício Sirotsky Sobrinho recebe obras para sediar piquetes, alegorias do desfile são feitas no Porto Seco Começam a tomar ...



Enquanto Parque Maurício Sirotsky Sobrinho recebe obras para sediar piquetes, alegorias do desfile são feitas no Porto Seco

Começam a tomar forma os festejos da Semana Farroupilha em Porto Alegre. São 22 profissionais trabalhando há três semanas na construção de 10 carros temáticos para o desfile do dia 19 de setembro, em dois barracões do Complexo Cultural do Porto Seco, na Zona Norte. Do outro lado da cidade, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, dezenas de trabalhadores se dividem entre a poda das árvores, a limpeza da grama e o levantamento dos alicerces da Praça de Alimentação e de uma feira de livros.

Com um valor médio de R$ 70 mil, cada carro deve contar uma história diferente em formato teatral. Ao todo, 1,5 mil tradicionalistas devem participar do desfile marcado para as 21h do dia 19 de setembro.

- Este ano vai ser o melhor. Os carros estão sendo feitos de acordo com a coreografia, e a ideia é que se transformem em um palco para contar histórias - antecipa o artista plástico Guaraci Feijó, projetista dos carros temáticos e carnavalesco há 36 anos.

Alvarás aos piquetes serão dados na semana que vem

No Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, onde será montado o acampamento, desde a semana passada o serviço não para. Duas equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) realizam a poda e a limpeza de pelo menos 15 árvores, como salgueiros e ingazeiros. A atividade deve se estender até o dia 14 de agosto.

- A diferença para outras edições do evento é que nesta estamos fazendo uma poda preventiva. Nos outros anos éramos chamados para a retirada das árvores toda vez que dava um problema. Posso garantir que vamos deixar que é um brinco - afirma o secretário da Smam, professor Garcia.

A comissão municipal da Semana Farroupilha recebeu um mapeamento, feito por uma empresa especializada, com as demarcações de todos os lotes destinados aos piquetes.

Após aprovado o esquema de espaço territorial, será feita a distribuição dos alvarás a partir da semana que vem, de acordo com o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Manuelito Savaris.

kamila.almeida@zerohora.com.br

KAMILA ALMEIDA
Confira mais sobre os festejos
A VIDA EM FAMÍLIA
Saiba quais serão os temas dos carros, pela ordem de apresentação:
- O trabalho: lida do campo e charqueadas
- A religiosidade: presença do padre, o casamento e o batizado
- As festas: o fandango, a chula, a tava e o truco
- Os ideais farroupilhas: assembleia provincial e as lojas maçônicas
- Apresentação dos líderes, com suas características
- Os estrangeiros engajados na ideia republicana
- A revolução: três capitais farroupilhas - Piratini, Caçapava do Sul e Alegrete
- A proclamação da república, a bandeira e o hino
- Os líderes e seus destinos no pós- Revolução
PROGRAMAÇÃO
- De 16 a 20 de agosto será realizada a entrega dos alvarás aos piquetes
- 21 de agosto se inicia a montagem dos lotes, que vai até dia 3 de setembro
- 7 de setembro abertura oficial
- 20 de setembro se encerra o evento
- Desfile temático - 19 de setembro, às 21h, na Av. Edvaldo Pereira Paiva
- Desfile tradicional e cívico militar - 20 de setembro, às 8h30min, no mesmo local
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Entrada franca
- De 14 a 20 de setembro, a Assembleia promoverá a atividade batizada de "Erico Verissimo" em homenagem ao escritor. O objetivo é resgatar o significado da Guerra dos Farrapos e destacar o desempenho de gaúchos no âmbito cultural
- Dia 14
- 10h40min - Acendimento da "Chama Crioula" no Recanto Gaúcho do Palácio Farroupilha
- 18h - Inauguração de uma mostra com fotos, documentos e livros sobre a história do Legislativo gaúcho, na Sala J.B. Scalco, no Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968)
- 19h às 21h - Painel com os historiadores Fábio Kuhn, Eloísa Ramos, César Guazelli e mediação do deputado Raul Carrion (PCdoB) aborda a história republicana do Rio Grande do Sul, na Sala José Lewgoy, também no Solar
- Dia 15
- 14h - Entrega de medalhas do Mérito Farroupilhas para homenageados em cinco categorias
- Dia 16
- 9h30min e às 14h30min - Duas sessões da peça teatral "Negrinho do Pastoreio", com montagem do Grupo Luz & Cena, no Teatro Dante Barone.
- Dia 17
- 19h - Música e dança da Associação Tradicionalista União Gaúcha J. Simões Lopes Neto, no Teatro Dante Barone
- Dia 20
- 18h - Encerramento das atividades, com o adormecimento da "Chama Crioula" no Recanto Gaúcho da Assembleia

Do Zero Hora e Chasque Pampeano

Nenhum comentário