Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Presença internacional para conferir a tradição gaúcha

Prova de que o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) é o maior evento amador de cultura da América Latina é sua repercussão em outros...

Prova de que o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) é o maior evento amador de cultura da América Latina é sua repercussão em outros países. Nesta 24ª edição, o festival contará com a presença de dois colombianos de Bogotá. O casal chegou a Santa Cruz do Sul ontem com o objetivo de promover um intercâmbio cultural, levando traços da tradição gaúcha para a Colômbia.

Gustavo Rodríguez Martínez e a esposa Iyonne Camargo Rodríguez são do Centro Cultural Llanero e promovem o Festival Internacional de Danças Sapateadas, que conta anualmente com participantes de diversas partes do mundo. O contato com o Rio Grande do Sul surgiu através deste evento, por intermédio do produtor cultural santa-cruzense Éverton Kniphoff da Cruz, que participou do festival nos últimos dois anos. Em 2008, dois chuleadores de Santa Cruz se apresentaram em Bogotá.

Para que a troca de experiências fosse recíproca, neste ano o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) enviou convite oficial para que os colombianos participassem do Enart. “Já tínhamos o interesse em conhecer mais da cultura gaúcha quando seus representantes estiveram na Colômbia”, diz Gustavo. Segundo ele, a história de seu povo se assemelha com a do Rio Grande do Sul. “Temos tradições históricas muito parecidas. Nosso exército libertador era formado por soldados llaneros, liderados por Simon Bolívar, assim como ocorreu aqui na Revolução Farroupilha com Bento Gonçalves”, lembra.

Além disso, afirma que o trabalho com o gado e as lides campeiras são semelhantes. “A diferença está na roupa típica. Lá é muito quente, então não podemos nos vestir como o tradicionalista daqui.” Martínez trabalhou na embaixada brasileira em Bogotá. De lá, muito ouviu falar sobre o futebol, o samba, a capoeira e as mulheres. Mas nada sobre a cultura gaúcha. “Ninguém sabia que existia. O pessoal em nosso país pensa que gaúcho é o povo argentino. Então, aqui no Enart, a ideia é conhecer os aspectos culturais e a organização do MTG.”



FILOSOFIA

O casal chegou ao Estado no dia 23 de outubro e, desde lá, já passou por 12 cidades. Em cada uma, visitou centros de tradição gaúcha (CTGs). No evento que ocorre entre amanhã e domingo, no Parque da Oktoberfest, os dois mostrarão um pouco de seus hábitos, além de buscar informações sobre o tradicionalismo. “No Enart, se apresentam entidades que resgatam a identidade de um povo. Os CTGs têm essa filosofia, de criar uma sociedade organizada, que resgata valores. É um pouco disso que queremos levar.” Os colombianos trazem na bagagem um convite: para o ano que vem, o governo de Bogotá quer levar o CTG vencedor do Enart para se apresentar em seu festival de danças.

A 24ª edição do Enart reunirá cerca de 3,5 mil competidores, de 88 municípios do Rio Grande. Serão 23 modalidades de competição, totalizando 174 entidades tradicionalistas. Este ano, o evento também será transmitido pela primeira vez pela internet, durante as apresentações da modalidade de Danças Tradicionais (força A). A abertura ocorre amanhã, às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo.

do jornal Gazeta do Sul.

Nenhum comentário