Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Lendas e símbolos viram materiais recicláveis - Santa Cruz do Sul

TRADICIONALISMO > COM O APOIO DE DUAS PROFESSORAS, ALUNOS DA ESCOLA CASTELO INFANTIL USARAM A CRIATIVIDADE O que iria para o lixo se tran...

TRADICIONALISMO > COM O APOIO DE DUAS PROFESSORAS, ALUNOS DA ESCOLA CASTELO INFANTIL USARAM A CRIATIVIDADE

O que iria para o lixo se transformou em materiais recicláveis na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Castelo Infantil. As lendas folclóricas e os símbolos do Estado estão ilustrados em caixas de leite e de sapato, cabos de vassoura, garrafas pet, tampas de água mineral, jornais e vários outros. Produzidos por crianças de 4 a 6 anos, os objetos podem ser vistos juntamente com as atividades artísticas e culturais da Semana Farroupilha, que acontecem no Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest.

O projeto foi coordenado pelas professoras Vera Leite e Tânia Kist. “Muita coisa pode ser reaproveitada. Basta usar a criatividade e é isso que estimulamos na sala de aula”, destaca Vera. Com serragens, foi possível colorir e confeccionar a bandeira do Rio Grande do Sul. Já a do Brasil recebeu grãos de arroz. Para fazer cavalos, bastaram os cabos de vassoura e garrafas plásticas de refrigerante. Cobras foram feitas com jornais.

A cuia de chimarrão também pôde ser produzida a partir da sobra de jornais, além do revestimento de alumínio do café. De acordo com Vera, o trabalho iniciou este ano e é realizado em datas comemorativas. “Já fizemos no Dia das Mães, dos Pais. Precisamos mostrar às crianças que muita coisa que vai fora pode trazer sérios prejuízos ao meio ambiente.”

As rondas crioulas de ontem ficaram sob responsabilidade dos CTGs Tropeiros da Amizade e Recanto dos Pinheirais. Na gastronomia, o entrevero foi uma das atrações. Preparado no fogo de chão, ele levou uma hora para ficar pronto. “O cozinheiro só come se sobrar”, sentencia Alceu Hermes, um dos fundadores do Recanto dos Pinheirais.

Dentro do pavilhão 3, dezenas de alunos de várias escolas do município participaram de atividades culturais. O guri destaque campeiro 2009, Dessayew Porto, 14 anos, ajudou nas brincadeiras. “É um orgulho manter as tradições”, sublinha. Hoje a ronda crioula estará a cargo dos CTGs Lanceiros de Santa Cruz e Camboatá e de diversas entidades (confira a página ao lado).

PRENDAS

O momento será de reencontro amanhã, às 17 horas, no Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest. É quando acontece o 3º Chimarrão da Saudade das Ex-Prendas Farroupilhas e da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS). Conforme Denise Prestes Frantz, que foi 2ª prenda mirim farroupilha 89/90 e 1ª prenda mirim 92/93, o evento ocorre durante a ronda crioula do CTG Rincão da Alegria. Ela pede que as participantes levem fotos antigas e um prato de doce ou salgado.

Fonte! Galpão Virtual do jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul - RS - www.gazetadosul.com.br. Chasque postado no dia 18 de setembro de 2009 e Chasque Pampeano.

Nenhum comentário