Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Assembléia comemora Semana Farroupilha

As comemorações da Semana Farroupilha na Assembléia Legislativa gaúcha iniciam nesta segunda-feira: Segunda-feira (14) 10h40min - Acendiment...


As comemorações da Semana Farroupilha na Assembléia Legislativa gaúcha iniciam nesta segunda-feira:

Segunda-feira (14) 10h40min

- Acendimento da “Chama Crioula”, no Recanto Gaúcho 17h30

- Abertura oficial da Semana Farroupilha, com a presença do presidente da AL, deputado Ivar Pavan (PT), entre outros convidados. Na Galeria dos Municípios, hall de entrada do Palácio Farroupilha.

- Apresentação Artística - Pajadores Jadir Oliveira e Paulo de Freitas Mendonça. -

-Abertura das exposições “Os caminhos da Revolução Farroupilha”, com painéis históricos das cidades que foram capitais farroupilhas, Alegrete, Caçapava do Sul e Piratini, na Galeria dos Municípios; e “Resgate de arte e memória do Rio Grande do Sul”, com painéis retratando o trabalho de restauração de três telas sobre a Revolução Farroupilha que estão entre as cinco de maior dimensão do Brasil, pertencentes ao acervo do Instituto de Educação General Flores da Cunha.

Terça-feira (15) 19h

- Painel “As Influências na Revolução Farroupilha e a Participação dos Negros e Índios”, com os historiadores Dra. Helga Iracema Landgraf Piccolo da UFRGS, Dr. Júlio Ricardo Quevedo dos Santos da UFSM e Dr. Eduardo Neumann da UFRGS. Local: Plenarinho.

Quarta-feira (16)

14h30min

- Sessão Solene no Plenário do Palácio Farroupilha e entrega das medalhas de Mérito Farroupilha, em homenagem às personalidades destacadas na área cultural do Estado. Homenageados: Literatura: Armindo Trevisan Teatro/Cinema: Araci Esteves e Paulo José Música: Leonardo e Plauto Cruz História: Helga Piccolo e Sandra Pesavento, in memoriam Cultura: Glênio Fagundes

18h30min

– Sarau no Solar, especial com o grupo Os Posteiros, música nativista. No Solar dos Câmara. O grupo tem obtido destaque nos festivais nativistas realizados no Estado. Os Posteiros são Doly Carlos da Costa (bandoneon), Celso Carlucci de Campos (voz e violão), Francisco José Monza Koller (voz e violão).

Quinta-feira (17)

18h30min

- Exibição do filme “Zeca Neto – Leão do Caverá”, do jornalista Arno Maciel. No Solar dos Câmara.

19h30min

– Seleção de Curtas Gaúchos ALRS/APTC – Temática Gaúcho Homem Terra. No Solar dos Câmara. Os filmes que serão apresentados participaram nas edições do Prêmio Mostra Gaúcha de Cinema.

Sexta-feira (18) 19h

- Show de encerramento da Semana Farroupilha com o grupo musical “Cantadores do Litoral”, no Teatro Dante Barone. A apresentação artística do Litoral Norte do Rio Grande do Sul traz influências afro-açorianas.

Domingo (20) 18h

- Encerramento das atividades da Assembleia Legislativa na Semana Farroupilha, com o adormecimento da “Chama Crioula”, no Recanto Gaúcho.

Do blog Roda de Chimarrão.

Nenhum comentário