Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

O local do Acendimento: Fazenda do Sobrado

A Fazenda do Sobrado está situada a 1 km do centro da cidade, às margens da Laguna dos Patos, tendo sido construída no final do século XVIII...

A Fazenda do Sobrado está situada a 1 km do centro da cidade, às margens da Laguna dos Patos, tendo sido construída no final do século XVIII.

No período da Revolução Farroupilha, o Sobrado serviu de quartel general para Bento Gonçalves e seus comandados e foi com o apoio logístico do Sobrado que Garibaldi construiu seus navios para atacar Laguna em Santa Catarina. Era no Sobrado que se reunia o alto comando da deliberação sobre os rumos da guerra na região do litoral sul.

Na Revolução Farroupilha todo o Governo de Pelotas ficou acéfalo. Os ricos, monarquistas, fugiram todos para Rio Grande. Então, toda a região sul do Estado ficou centralizada em Boqueirão, e o chefe deste governo, Chefe Farroupilha, foi Inácio José de Oliveira Guimarães que deu todo apoio logístico aos Farrapos através dos escravos, fornecendo cavalos e gado, inclusive com a construção de barcaças, com auxílio da Fazenda do Sobrado.

O nome atual do município de São Lourenço do Sul tem origem na Fazenda São Lourenço, também conhecida desde aquela época como Estância do Sobrado, que foi diversas vezes requisitada, não só no período de Revolução Farroupilha, como também na Guerra do Paraguai. Na Revolução Farroupilha, muitas vezes, Bento Gonçalves veio ao Sobrado para acertar contatos políticos.

Desde o final do século XVIII, a Estância era conhecida dos navegantes da Lagoa, pois o Sobrado servia de farol com um lampião que Donana conservava todas as noites em uma janela bem do alto, pois de Pelotas a Porto Alegre não existia nenhuma construção daquele porte à margem da Laguna dos Patos.

Atualmente o Sobrado pertence à família Serpa, desde 1965, com uma extensão de 300 hectares com cultivo agrícola e atividade pecuária; contemplando um agradável espaço de turismo rural. Trata-se de um complexo com hospedagem, lides campeiras, passeios a cavalos, trilhas, e a gastronomia típica do gaúcho. Um espaço que abrange local para eventos, no galpão todo ornamentado com utensílios da lida e da vida do campo e uma arquitetura que mantém consigo a memória da Epopéia Farroupilha.
E é com essa relação histórica que o município tem com nossos heróis farroupilhas, que São Lourenço do Sul é a cidade escolhida para o Acendimento da Chama 2009, que dá início às festividades que se estenderão até o dia 20 de setembro.

Visite São Lourenço do Sul, “terra de todas as paisagens” e reviva as façanhas dos heróis farroupilhas.

Fonte! www.saolourencodosul.rs.gov.br.

Publicado no Jornal A Semana do dia 14 de agosto de 2009, por Valdemar Engroff na coluna Tradição & Cultura

Informações do Blog Roda de Chimarrão.

Nenhum comentário