Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Lançamento de Livro escrito por italiano sobre Revolução Farroupilha

Sérgio da Costa Franco e Mário Rozano autografam a obra no próximo dia 9 O livro 'Tentativa de Independência do Estado do Rio Grande do ...

Sérgio da Costa Franco e Mário Rozano autografam a obra no próximo dia 9

O livro 'Tentativa de Independência do Estado do Rio Grande do Sul' (Companhia Editorial) ganha lançamento, no próximo dia 9 de setembro, às 19h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223). Escrito pelo italiano Luigi Nascimbene e publicado em Paris, em 1860, o texto é considerado a primeira publicação editada no mundo sobre a Revolução Farroupilha. Os manuscritos, localizados na cidade de Pavia, na Itália, em 1999, ganham agora uma reprodução em uma edição com capa dura e 400 páginas, com 100 imagens, muitas inéditas, e ensaios de historiadores. Tudo sob a organização de Mário Rozano. 'O livro é uma obra que vai possibilitar o aprofundamento dos estudos sobre o mais importante conflito e a primeira tentativa de implantação do regime republicano e que colocou em risco o sistema imperial brasileiro por dez anos na região mais meridional do País', avalia Mário.

Para o historiador Sérgio da Costa Franco, responsável pelo prefácio e pelas notas de rodapé, o texto de Luigi Nascimbene é moderno, de fácil leitura, e escrito de forma jornalística, com títulos e subtítulos, lembrando a forma Euclides da Cunha. Seu relato começa no início do século XIX e aborda os movimentos de descolonização na América Latina e o intrincado processo de formação dos estados nacionais no subcontinente. Envolvendo diretamente as metrópoles coloniais ibéricas e seus domínios americanos, essa conjuntura não foi indiferente a europeus de outras procedências, interessados nos destinos que tomariam os países que se iam formando ao longo daquele processo.

'A obra é a aparentemente 'neutra' em relação aos conflitos que descreve, apesar de assumir claramente a defesa da independência americana e do sistema republicano', diz Costa Franco. No aspecto 'científico', o italiano procura mostrar no relato analogias entre os fatos sociais e fenômenos da natureza, tudo com originalidade ao interpretar as complexas questões políticas e diplomáticas. Nascimbene esforça-se em manifestar os eventos desde uma perspectiva ampliada, ultrapassando os limites de uma história 'nacional'.

Fonte! Correio do Povo de Porto Alegre - RS. Edição do dia 31 de agosto de 2009. caderno Arte & Agenda.

Nenhum comentário