Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Espetáculo Farroupilha

Dia 22 de agosto, em São Lourenço do Sul, o Rio Grande do Sul começou uma nova edição dos festejos Farroupilhas. Até 20 de setembro, ou seja...

Dia 22 de agosto, em São Lourenço do Sul, o Rio Grande do Sul começou uma nova edição dos festejos Farroupilhas. Até 20 de setembro, ou seja, durante praticamente um mês inteiro, os gaúchos recuperam uma parcela de sua história, por meio da realização de um número surpreendente de atividades em todo o Estado. Os festejos assumem assim dimensões superlativas, sendo um dos poucos, senão o único, a ser celebrado em todos os municípios gaúchos.

Podemos afirmar que esta construção teve início há 62 anos. A iniciativa dos jovens Paixão Côrtes, Cyro Dutra Ferreira e Fernando Machado Vieira, de retirar uma centelha da Pira da Pátria, no dia 7 de setembro de 1947, é considerada como um dos fatos precursores do tradicionalismo organizado.

Nestas seis décadas, o tradicionalismo cresceu e hoje já soma mais de 1 milhão de pessoas filiadas a entidades tradicionalistas, sem contar os CTGs espalhados em outros estados brasileiros e fora do país.

Estes dados corroboram o sentimento de que a mensagem passada há mais de seis décadas por aqueles jovens continua tendo importante repercussão e sentido para o povo gaúcho.

O tema anual 'Os Farroupilhas e suas façanhas', escolhido pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, pretende justamente narrar os principais episódios da Revolução, de uma forma didática e acessível à população gaúcha. A implementação de um espetáculo noturno, celebrado na véspera de 20 de setembro, será uma atração nova e estimulante tanto para o povo gaúcho quanto para turistas. Diferente do Desfile Temático, que vinha sendo realizado desde 2003, o espetáculo ganhará características teatrais, envolvendo a colaboração de profissionais especializados na área.

Todas essas novidades estão sendo incluídas, porém, sem jamais descuidarmos da essência cultural das festividades. Nenhum aspecto de nossa tradição, da nossa cultura, será desrespeitado ou maquiado. Este acréscimo faz-se necessário, visto o crescimento do potencial turístico assumido pelo evento. E manter a raiz cultural da Semana Farroupilha é condição obrigatória para diferenciá-la tanto em nível estadual quanto nacional.

Fonte! Correio do Povo de Porto Alegre. Chasque de Manoelito Carlos Savaris, presidente do IGTF, publicado na página de Opinião, na edição do dia 24 de agosto de 2009.
Informações do Portal Chasque Pampeano.

Nenhum comentário