Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Conselho de Cultura retoma as atividades

Fórum municipal de discussões estava desativado desde 2003 Fernanda Bastos, especial para o JC O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, empo...

Fórum municipal de discussões estava desativado desde 2003
Fernanda Bastos, especial para o JC

O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, empossou ontem os 33 representantes do Conselho Municipal de Cultura para a gestão 2009/2011. A solenidade marcou o retorno das atividades do fórum de discussões, que estava inativo desde 2003.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Sergius Gonzaga, o fórum de discussões terá um papel importante como fiscalizador da administração. "A volta do conselho é muito importante para monitorar a política cultural do município", avaliou.

Ele relatou que os conselheiros também deverão contribuir para a organização de projetos e eventos. "Eles poderão trazer as prioridades para cada área de atuação", exemplificou.

Para José Fogaça, o conselho não deve servir aos interesses de correntes ideológicas, mas às necessidades da população. "Ele deve conservar os valores da cidade", defendeu o prefeito.

O conselheiro indicado pela região Leste, Paulo Guimarães, aposta que os porto-alegrenses terão voz no órgão. "Este será mais um instrumento de participação da comunidade."

A presidência do fórum deve ser definida nos próximos encontros. A primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura acontece na próxima quarta-feira, às 16h30min, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura (Independência, 453).

Criado em 1997, o Conselho Municipal de Cultura é composto por 33 entidades, sendo 5 representantes do Executivo, 16 representantes das regiões do Orçamento Participativo, 9 representantes dos setores - artes cênicas, artes visuais, carnaval, cinema, folclore, literatura, música, humanidades, patrimônio histórico -, 1 representante dos servidores do município, 1 representante da iniciativa privada e 1 representante do Conselho Estadual de Cultura.

Secretários sugerem mudanças na estrutura dos conselhos

O secretário municipal de Cultura, Sergius Gonzaga, aproveitou a solenidade de posse dos conselheiros municipais para sugerir alterações na composição do fórum. Sergius avaliou que o número de representantes (33) é exagerado, porque há dificuldade de obter quórum nas reuniões - o regimento dos conselhos municipais exige que mais da metade dos representantes esteja presente para que as deliberações sejam formalizadas. "É muito difícil de montar um conselho com essa quantidade de representantes", observou.

A falta de quórum também é uma reclamação do secretário de Esportes, Recreação e Lazer, João Bosco Vaz. Conforme o secretário de Esportes, o Conselho Municipal do Desporto se reúne mensalmente com dificuldade, em função da ausência de parte dos conselheiros. "As reuniões acontecem, mas algumas entidades não indicam seus representantes", ponderou João Bosco Vaz.

Para o secretário municipal de Cultura, os conselheiros devem debater possíveis mudanças.

Espero que o próprio conselho possa rediscutir essa questão", sugeriu Sergius Gonzaga.

Informações do Jornal do Comércio e do Portal Chasque Pampeano.

Nenhum comentário