Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Chama farroupilha une tradicionalistas de 2 estados

O primeiro Centro de Tradições Gaúchas a ser fundado fora do Rio Grande do Sul, o CTG Fronteira da Querência, da cidade catarinense de Concó...

O primeiro Centro de Tradições Gaúchas a ser fundado fora do Rio Grande do Sul, o CTG Fronteira da Querência, da cidade catarinense de Concórdia, receberá a centelha da Chama Crioula em Erechim. A solenidade está marcada para a manhã do dia 4 de setembro, na sede do CTG Recanto dos Tauras. No local, haverá também troca de bandeiras estaduais, municipais e das duas entidades. Depois, um grupo de 50 cavalarianos do Fronteira da Querência, acompanhados de um piquete do Recanto dos Tauras, sairá em direção a Concórdia, aonde chegará na manhã do dia 7 de setembro para desfilar pelas ruas centrais da cidade.

De acordo com o patrão de honra do Fronteira da Querência, Adalberto Hinkel, a cavalgada passará pelos municípios de Gaurama, Viadutos e Marcelino Ramos antes de chegar, no dia 5, ao acampamento que será montado, ainda no lado gaúcho, próximo à ponte sobre o rio Uruguai, às margens da BR 153. Os tradicionalistas pernoitarão no local. No dia 6, eles deverão almoçar no Sítio dos Ipês, de onde se deslocarão até a Linha Suruvi, já em território de Santa Catarina. A Polícia Rodoviária Federal, que tem postos próximos a Erechim e Concórdia, dará apoio no momento da travessia da ponte. Quando os integrantes do Recanto dos Tauras iniciarem o retorno à sede da entidade em Erechim, a cavalgada já deverá contar com o reforço de outros tradicionalistas catarinenses. A meta é chegar com 250 cavaleiros para o desfile do dia 7 de setembro em Concórdia. Somados os trajetos de ida e volta, os cavalarianos percorrerão 160 quilômetros. No ano passado, a solenidade de passagem da Chama Crioula ocorreu sobre a ponte de Marcelino Ramos, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Já está programada outra marcha no sentido inverso por um grupo de 20 tradicionalistas liderado pelo patrão de honra do Fronteira da Querência, para participar do desfile de 20 de setembro em Erechim, a convite da patronagem do Recanto dos Tauras.
Fundado no dia 18 de dezembro de 1957, por um grupo de gaúchos que se fixou em Santa Catarina, o Centro de Tradições Gaúchas Fronteira da Querência tem hoje 530 associados. Conta com diversas invernadas artísticas. Uma delas é formada por 90 crianças, informa Hinkel, que também é o coordenador da 26ª Semana Farroupilha de Concórdia e da 3ª Cavalgada Farroupilha. A sede da entidade, na Linha Fragoso, é palco de shows e fandangos.

O município de Concórdia está localizado a 80 quilômetros de Erechim, foi emancipado há 75 anos e tem 70 mil habitantes. A base da economia local é a produção de frangos e suínos, e o processo de industrialização de carnes ligada a estes dois setores. A agricultura familiar prepondera na produção.

Fonte! Correio do Povo de Porto Alegre - RS. Edição do dia 30 de agosto de 2009. Caderno Cidades, por José Ody - jody@correiodopovo.com.br.

Nenhum comentário