Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Itaqui na disputa pela Chama em 2010 e Taquara para 2011

Motivados pelo aniversário de 50 anos da Carta de Princípios, que acontecerá em 2011, o município de Taquara aproveita a realização da 74ª C...

Motivados pelo aniversário de 50 anos da Carta de Princípios, que acontecerá em 2011, o município de Taquara aproveita a realização da 74ª Convenção para realizar sua campanha como candidata a sede do acendimento da Chama Crioula daqui a dois anos.

Itaqui é candidata a Chama Crioula de 2010

A comunidade de Itaqui, município da região Fronteira-Oeste do Estado, localizado a 665 quilômetros de Porto Alegre, está mobilizada para que o acendimento da Chama Crioula da Semana Farroupilha de 2010 ocorra na praça central da cidade. Para divulgar a campanha, estiveram em Porto Alegre, na última sexta-feira, o secretário de Esporte Cultura e Lazer, Albino Vas da Costa; a presidente da Câmara de Vereadores, Gislaine Brum e o historiador Márcio Barros. Eles explicaram que a cidade quer sediar o evento farroupilha pelo amor que tem às tradições gaúchas e por manter uma chama que não se apaga há 30 anos. Atualmente, a chama itaquiense é mantida em um candeeiro na fazenda hospedeira Tapera do Coqueiro.

O pleito será levado ao 57º Congresso Tradicionalista, que ocorrerá no município de Lagoa Vermelha, em janeiro de 2010. Com 36 mil habitantes e a economia baseada na orizicultura e na pecuária, Itaqui é berço de Manoelito de Ornellas, autor de 'Rio Grande do Sul Tradicionalista e Brasileiro', 'Cadernos de Portugal e Espanha' e 'A Gênese do Gaúcho Brasileiro', entre outras obras. 'Em setembro, a cidade se volta para o tradicionalismo', conta o secretário. Ele ressalta que Itaqui tem dois CTGs, o Rincão da Cruz e o Cristóvão Pereira de Abreu e 49 piquetes. Neste fim de semana, um piquete feminino com 150 cavalarianas faz um percurso de 30 km entre o centro da cidade e a Fazenda Santa Rita. O evento assinala os nove anos de cavalgadas feitas pelas mulheres.

As comemorações da data farroupilha terão início no dia 22 de agosto, com a busca da centelha da Chama Crioula, que será acesa em São Lourenço do Sul. No dia 4 de setembro, será realizada a Casilha da Canção Farrapa e, no dia 6, a cavalgada até a Fazenda Tapera do Coqueiro, de onde retornará, no dia 12, conduzindo a chama permanente itaquiense. Além do tradicionalismo, Itaqui se destaca por atividades esportivas e culturais. Um dos seus cartões-postais é o histórico Teatro Prezewodowski, construído em 1883.

Informações do blog do MTG e Jornal Correio do Povo.

Nenhum comentário