Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Encontro de Jovens Tradicionalistas

JOVENS TRADICIONALISTAS REALIZAM ENCONTRO INÉDITO EM FLORIANÓPOLIS “A renovação do movimento depende do conhecimento , da consciência e, pri...


JOVENS TRADICIONALISTAS REALIZAM ENCONTRO INÉDITO EM FLORIANÓPOLIS

“A renovação do movimento depende do conhecimento, da consciência e, principalmente, da atitude da juventude tradicionalista.” Equipe Guaicurú.

Jovens tradicionalistas gaúchos, representando as Federações Estaduais do Movimento Tradicionalista Gaúcho Brasileiro, realizaram o ENCONTRO BRASILEIRO DOS JOVENS TRADICIONALISTAS, também denominado de VIII Encontro da Juventude Tradicionalista da CBTG. O evento aconteceu no Hotel Itaguaçú, Florianópolis, de 24 a 26 de julho de 2009.

Mais de 80 jovens de todas as idades, prendas e peões, dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Planalto Central, participaram deste encontro, que, pela primeira vez, concentrou, exclusivamente, suas atenções nos temas voltados à juventude tradicionalista gaúcha.

RETROSPECTIVA

A cada dois anos, juntamente com o Rodeio Nacional de Campeões e o Festival Nacional de Arte e Tradição – FENART, acontecia o Encontro da Juventude Tradicionalista da CBTG, evento que tentava reunir os jovens tradicionalistas gaúchos de 10 Federações estaduais filiadas à CBTG – Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. A reduzida participação dos peões e prendas nos encontros, devido a necessidade de atenção a outras atividades artísticas durante o FENART, entre elas, a dança e as modalidades individuais, como declamação, solista vocal, instrumento musical, entre outros, incentivou o Departamento Cultural e o Departamento Jovem da CBTG a planejar um Encontro Nacional de Jovens Tradicionalistas separado do Rodeio Nacional de Campeões e do Festival Nacional de Arte e Tradição. No Brasil, existem organizados mais de 2.700 CTGs – Centros de Tradições Gaúchas, distribuídos em cerca de 20 estados brasileiros.

O ENCONTRO DA JUVENTUDE

Apesar das dificuldades financeiras das entidades e da crise causada pela disseminação da gripe A, as lideranças dos Movimentos Tradicionalistas Gaúchos de cada estado envidaram esforços extras para enviar seus representantes neste que seria um encontro histórico. E realmente foi assim considerado porque conseguiu reunir os peões e prendas representantes da maioria das Federações filiadas à CBTG, e, além disso, discutir temas de interesse dos jovens tradicionalistas comprometidos com o futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho em todo o Brasil.

A PROGRAMAÇÃO

Na sexta-feira, dia 24 de julho, à noite, os participantes foram cadastrados e recepcionados pelos coordenadores do encontro: 1° Peão Adulto da CBTG, Allan Sievert e a 1ª Prenda Adulta da CBTG, Danúbia Kulba, ambos Diretores do Departamento Jovem da CBTG; Danielle Amorim da Silva, 1ª Prenda Adulta do MTG/SC; tendo como apoio institucional a participação do Diretor Cultural da CBTG, Celívio Holz e da Assessora Cultural da CBTG, Adyva Stein Holz.

As boas vindas foram oferecidas aos participantes, com mensagem do Presidente da CBTG, Dorvílio Calderan, assessorado por membros da executiva da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, como o Diretor Geral, Wilson da Silva Porto Filho;Diretora de Projetos, Loiva Calderan e o Diretor de Relações Internacionais, Antenor Rodrigues. Destaque para a participação, também da CBTG, dos peões e prendas: Juliano Corbari, 2º Peão Adulto da CBTG; Dominike Marca, 2ª Prenda Adulta da CBTG; Angelita Felisbino, 2ª Prenda Veterana da CBTG e Arnaldo Moreira, 1º Peão Veterano da CBTG.

No sábado, 25/07/09, pela manhã, aconteceu um passeio dos visitantes pela Ilha de Santa Catarina, Florianópolis. Os peões e prendas, pilchados, visitaram os pontos turísticos característicos da região.

No período da tarde foi realizada a abertura oficial do evento e logo após, os trabalhos de dinamização do grupo, alternado com palestras e dinâmicas de grupo. Destaque para a palestra de ações comunitárias no município de São José, na grande Florianópolis, liderada por um casal que teve, basicamente, de adaptar os objetivos de inserção dos jovens no grupo de danças à realidade da comunidade em que estavam inseridos. Depois de muitos fracassos, finalmente a comunidade engajou-se ao trabalho pelo conhecimento adquirido.

Outra atividade da tarde de sábado culminou com uma análise da situação do movimento tradicionalista gaúcho no Brasil e no mundo, momento em que o Diretor Cultural da CBTG, Celívio Holz, questionou a situação atual e as perspectivas para o futuro. Os participantes do encontro foram provocados a escrever uma “carta de Florianópolis” tendo a oportunidade de colocar o posicionamento da juventude tradicionalista em relação ao futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Ainda no sábado, dia 25 de julho de 2009, foi iniciada a Olimpíada Tradicionalista com a participação integrada de grupos mesclados com representantes de todos os peões e prendas dos estados. Os trabalhos foram interrompidos para o jantar, seguido de tertúlia, encerrada perto da meia noite.

O ÚLTIMO DIA

Domingo, dia 26/07/09, o último dia do Encontro Nacional de Jovens Tradicionalistas. Duas etapas a serem cumpridas: palestra sobre a sustentabilidade da CBTG e a parte final da Olimpíada Tradicionalista.

Lá pelas 10 da manhã, começou a palestra do Diretor Geral da CBTG, Wilson da Silva Porto Filho, analisando os vários caminhos para garantir a sustentabilidade econômica da CBTG e do próprio movimento. Destaque para a participação intensa dos jovens tradicionalistas, questionando o conteúdo apresentado, demonstrando um interesse “nunca antes visto” segundo Wilson Porto.

OLIMPÍADA TRADICIONALISTA

Muitas foram as atividades da Olimpíada Tradicionalista, momentos importantes para a integração dos participantes de diferentes regiões do país, todos voltados ao mesmo objetivo, o desenvolvimento e fortalecimento do tradicionalismo gaúcho.

Entre as atividades a serem desenvolvidas pelos grupos de trabalho, a prova final foi definir, através de palavras pré-escolhidas pelos grupos, frases que representassem a definição do que ficou gravado deste Encontro Nacional de Jovens Tradicionalistas. Cinco foram os grupos participantes, sem distinção, todos tiveram uma visão da importância da participação efetiva da juventude nas entidades tradicionalistas, demonstrando o comprometimento de cada um. Acompanhe as frases colocadas pelos grupos como parte da Olimpíada Tradicionalista, sempre lembrando que os grupos foram mesclados com participantes de todas as Federações, divididos aleatoriamente.

GRUPO GARIBALDI E SUAS ANITAS
“É preciso ter atitude com conhecimento para ter consciência do movimento da juventude. Renovação e integração dos jovens na tradição.”

GRUPO GUAICURÚ
“A renovação do movimento depende do conhecimento, da consciência e, principalmente, da atitude da juventude tradicionalista.

GRUPO FORÇA JOVEM
“O movimento tradicionalista necessita de jovens com consciência e atitude para que utilizem seu conhecimento, tanto na preservação dos valores, quanto na renovação dos meios de comunicação para difusão da cultura.”

GRUPO IALA TCHÊ
“Nós jovens temos a consciência que somos a renovação do movimento, nos apoiando no conhecimento das nossas bases que hoje são as lideranças e tendo a confiança de que nossa atitude e perseverança garantirão o resgate do sentido e do valor do tradicionalismo.”

GRUPO OS MINUANOS
“O Movimento Tradicionalista Gaúcho contribuindo para a formação de jovens que tenham consciência de seu papel na sociedade. Jovens de atitude com conhecimento para fazer renovação sem perder a essência da tradição.”

A organização do ENCONTRO BRASILEIRO DOS JOVENS TRADICIONALISTAS que teve a promoção da CBTG – Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha e apoio da Fundação Milton Campos, através do Deputado Federal Odacir Zonta, Santa Catarina, agradece o empenho de todos na participação deste que será um ponto de partida para a organização e participação efetiva dos jovens no futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Informações do Site da CBTG.

Nenhum comentário