Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Arquivo Histórico lança publicação sobre Revolução Farroupilha

(Fonte: Site Coletiva.net ) O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul lançará na próxima terça-feira, 26, a publicação Os Segredos do Jarau -...

(Fonte: Site Coletiva.net)

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul lançará na próxima terça-feira, 26, a publicação Os Segredos do Jarau - Documentos da Coleção Varella (Anais do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul – volume 18). A obra apresenta, ao longo de suas 347 páginas, transcrições ipsis litteris da Coleção Varella, a mais importante documentação sobre a Revolução Farroupilha existente em bloco único, no Rio Grande do Sul. Traz na capa a efígie de Bento Manoel Ribeiro, considerado o mais importante estrategista atuante no conflito que dominou o Rio Grande do Sul entre 1835 e 1845, ora lutando por um lado, ora pelo outro.

A Coleção Varella, de cujo acervo essa publicação faz parte, é um conjunto de documentos sobre os 10 anos da guerra civil que movimentou o Rio Grande do Sul na primeira metade do Século XIX. A documentação publicada no 18º volume dos Anais do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul versa sobre a correspondência dos líderes da Revolta Farroupilha e o general Bento Manoel Ribeiro e, também, aquela trocada com os comandantes dos Imperiais. A coleção permite o acesso às transcrições integrais de documentações do acervo, uma facilidade colocada a serviço do pesquisador e uma estratégia preservacionista dos valiosos originais que não precisam ser manuseados e expostos a danos.

Alfredo Augusto Varella de Vilares (1864/1943) foi diplomata, historiador e um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico do RS. Político do Partido Republicano, suas obras se caracterizam pela linguagem erudita e pela exaltação dos heróis, bem ao estilo dos ensinamentos de Carlyle, que entendia a história como a vontade dos protagonistas heróicos dos momentos significativos da trajetória de um povo. Sua coleção particular de documentos sobre a Revolução Farroupilha, forma hoje a Coleção Varela, do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Varella também publicou “Revoluções Cisplatinas” (1914), “Duas grandes intrigas” e “História da América Austral” em 1919; “Política Brasileira Interna e Externa (1929); “História da Grande Revolução” (1933) e “Res Avita, o Idealismo Farrapo” (1935).

Os Segredos do Jarau foi editado com patrocínio do Banrisul e do Grupo CEEE, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O lançamento será às 19h, no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020 - 1º andar).

Informações do Blog do MTG.

Nenhum comentário