Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Região pretende fortalecer as ações do tradicionalismo

Patrões e diretores dos 54 Centros de Tradições Gaúchas da 5ª Região Tradicionalista estiveram reunidos domingo no CTG Candeeiro da Amizade...

Patrões e diretores dos 54 Centros de Tradições Gaúchas da 5ª Região Tradicionalista estiveram reunidos domingo no CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz. As entidades receberam orientações para eventos e discutiram detalhes da fase regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que ocorrerá em Encruzilhada do Sul em julho.

O encontro foi presidido pelo novo coordenador regional, Luiz Clóvis Vieira. Ele explicou que a cada dois meses ocorrem reuniões para discutir as resoluções expedidas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Dentro desta linha, disse que receberam destaque as normas para a realização de rodeios crioulos. Todos devem ser autorizados pelo MTG e seguirem as regras da entidade. Uma delas exige que todos os laçadores estejam regularizados junto ao movimento.

Os CTGs promotores de rodeios e de outros eventos tradicionalistas devem dar atenção especial aos itens de segurança, tanto para os peões como para o público. Isso envolve canchas (mangueiras) e arquibancadas em condições e a presença de médico e veterinário, entre outros. Os trajes que serão usados também devem ser de acordo com as tradições.

Ele lembrou que o movimento foi tombado como patrimônio cultural do Estado e, por isso, não pode ser desvirtuado de suas origens. “O MTG não quer trancar as promoções, mas sim fazer com que se desenvolvam conforme nossas raízes.”

METAS

Luiz Vieira, que assumiu a coordenação em fevereiro, explicou que uma de suas metas é fortalecer o movimento nos 16 municípios da região, preservar e resgatar os valores gaúchos. Da mesma forma, pretende ampliar o número de CTGs filiados.

De acordo com ele, os centros que desejarem orientações sobre as normas do MTG podem contatá-lo pelo fone 9969 3524. Vieira reside em Santa Cruz do Sul e é filiado ao CTG Rincão da Alegria.

Foto: Tradicionalistas da região estiveram reunidos no CTG Candeeiro da Amizade, em Vera Cruz, no domingo.

Informações do Jornal Gazeta do Sul.

Nenhum comentário