Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Ponche Verde da Canção Nativa

Como um dos propósitos do blog, além de trazer informações atuais sobre atividades do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Festivais e eventos ...

Como um dos propósitos do blog, além de trazer informações atuais sobre atividades do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Festivais e eventos em gerais, é também trazer um pouco mais de cultura a sociedade, com os quadros Personagens Históricos, e Cidades Históricas. Hoje lhes apresento o festival PONCHE VERDE DA CANÇÃO NATIVA, de Dom Pedrito/RS. O evento acontece anualmente em Novembro. Confira o histórico:


Desde a criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, em 1935 que o Rio Grande do Sul, recentia-se da falta de palco para sua música que, exceto Teixeirinha, Gildo de Freitas, José Mendes e Irmãos Bertussi, não tinha grandes expoentes, capazes de fazer, por exemplo, com que o interesse da juventude gaúcha despertasse para a música do Rio Grande.

A situação assim permaneceu até o início da década de 70, quando, em Uruguaiana, um grupo de abnegados, contrariados com o fato de uma música gaúcha ter sido impedida de participar de um festival, decidiu criar a Califórnia da Canção Nativa , evento que perdura até os nossos dias, fazendocom que houvesse uma verdadeira explosão de eventos similares que, especialmente na década de 80, pipocavam por todo o estado, chegando a Santa Catarina, que também criou os seus festivais de música gaúcha.

E, Dom Pedrito - Capital da Paz, terra onde foicelebrada a paz do Ponche Verde – não poderia ficar alheia ao movimento que crescia geometricamente. Assim sendo, eleito Prefeito o Dr. Quintiliano Machado Vieira, em 1985, assumiu com músicos, compositores, tradicionalistas e a comunidade pedritense em geral, o compromisso de realizar em Dom Pedrito, um evento de tal magnitude. Nascia o Ponche Verde da Canção Gaúcha, cujo o nome deve-se ao importante distrito do município, local onde Caxias e Canabarro deram as mãos, dando fim à Revolução Farroupilha.

Em 1986, no ginásio “Sport Center”, que demonstrou ser excessivamente pequeno para abrigar todos que lá compareceram, foi realizado o Ponche Verde da Canção Gaúcha – 1ª Edição. Um grande sucesso, que foi imediatamente assimilado pelo povo de Dom Pedrito e Região, tendo como vencedora a música “Sonho e Herança de um Peão”, interpretada por João Quintana Vieira e Grupo Parceria.

No ano seguinte, concluída pela administração a obra do Ginásio Municipal de Esportes, o festival trasferiu-se para aquele local que, após três noites de lotação completa, indicou como vencedora a composição “Boeira”, interpretada por Miguel Marquês.

Ano após ano, “O Melhor Público dos Festivais“ foi lotando completamente o Ginásio Municipal de Esportes, que acabou tornando-se pequeno para o evento, tendo as seguintes vencedoras :

3ª Edição : “Chasque ao Vento” - Interpretada por Wilson Paim
4ª Edição : “Poncho e Paz” - Interpretada por Antônio Gringo e os Quatro Ventos
5ª Edição : “A Construção da Milonga” – Interpretada por Flávio Hansen
6ª Edição : “De Alma, Canto e Fronteira” – Interpretada por Léo Almeida
7ª Edição : “Milonga Pampeana” – Interpretada por Adair de Freitas
8ª Edição : “Lanceiros Negros” – Interpretada por João Quintana Vieira e Grupo Parceria
9ª Edição : “O Pescador e o Rio” – Interpretada por Geraldo Trindade
10ªEdição : “A Troco de Nada” – Interpretada por Chico Saratti
11ª Edição : “Quando os Touros se Apartam” – Interpretada por Miguel Marques
12ª Edição : “Porque Canto” – Interpretada por Jairo “Lambari” Fernandes e Joca Martins
13ª Edição : “Em Baixo dos Bastos” – Interpretada por Jairo “Lambari” Fernandes
14ª Edição : Nesta edição o evento teve duas vencedoras, uma estadual, “Tempo Feio” – Interpretada por Jairo “Lambari” Fernandes e, uma local, “Quando as Guitarras se Calam” – Interpretada por Tiago Cezarino
15ª Edição : Para comemorar os 15 anos de festival, as vencedoras das edições anteriores, concorreram entre si, tendo como vencedora”De Alma Canto e Fronteira” – Interpretada por Léo Almeida
16ª Edição : “Tantas Milongas” – Interpretada por Vinícius Brum
17ª Edição : “De Tribais e Nazarenas” – Interpretada por Jairo “Lambari” Fernandes e Joca Martins
18ª Edição : “Empurrando Tropa” – Interpretada por Joca Martins

Agora está sendo preparada a 19ª Edição do Ponche Verde da Canção Gaúcha, que será realizado dias 05, 06 e 07 de novembro de 2004, no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura, um dos mais belos e bem estruturados do estado. A “Cidade de Lona” (acampamento do festival), terá em torno de 100 barracas e, durante os três dias, serão realizados no parque, shows, bailes, tertúlias e mateadas, a preços populares, estimando-se que em torno de 12 a 15 mil pessoas deverão comparecer ao evento.

Paralelo a 19ª edição do Ponche Verde, estará sendo realizada a 3ª Mostra do Canto Campeiro, que objetiva prestigiar exclusivamente compositores e músicos locais.

Outra característica da 19ª edição é que a exemplo da anterior, ficou definida uma linha musical específca, a da “Música Campeira do Rio Grande do Sul” .

Site oficial do Ponche Verde da Canção Nativa: http://www.poncheverdedp.com.br/


Um comentário

  1. Grande Ponche Verde, é uma honra fazer parte de tua história!!! O povo de Dom Pedrito mora em nossos corações!!!!! GRUPO PARCERIA

    ResponderExcluir