Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Dia do Pajador em Passo Fundo

Por Hilton Araldi Com a presença de uma das maiores expressões e ícone do tradicionalismo gaúcho, Telmo de Lima Freitas, foi comemorado, no ...

Por Hilton Araldi

Com a presença de uma das maiores expressões e ícone do tradicionalismo gaúcho, Telmo de Lima Freitas, foi comemorado, no dia 01 de fevereiro, em Passo Fundo, o Dia do Pajador, em homengem a Jayme Caetano Braun, que nasceu na Bossoroca, em 30 de janeiro de 1924.

Telmo, natural de São Borja, é sem dúvida, um dos nomes mais respeitados no meio tradicionalista, pelas obras, músicas e poesias que atestam o verdadeiro simbolismo do gaúcho.

Dono de uma voz e versos inigualáveis, o poeta Telmo de deslocou de Cachoeirinha, onde vive, especialmente para realizar um show no CTG Tropel de Caudilhos e descerrar uma placa no memorial a Jayme Caetano Braun, no Parque de Rodeios da Roselândia.

Mesmo aos 75 anos, com a voz como poucos, senão única, Telmo é um dos guascas, esteio e marco a ser seguido. Um modelo de dedicação e amor ao pago, ardente tradicionalista, homem que sempre foi singular, que nunca deixou suas capacidades se sobreporem a sua formaçao. E que baita formação. Este homem chegou ao topo mais alto do coxilhão do nosso movimento. Conhecedor como poucos. Mas continua na sua simplicidade como um dos velhos gaudérios de épocas passadas. Este homem, gaúcho de quatro costados, este tradicionalista pura cepa de todas as horas, fez do encontro do homem com a causa, o tradicionalismo, realizarmos o que Jayme pregava, o de mantermos viva a nossa tradição.

A presença da população, patrões de CTGs, tradicionalistas, músicos e declamadores além de autoridades, fez desta tertúlia na manhã de domingo um dia especial para quem realmente admira e reconhece a obra do maior pajador do Rio Grande: JAYME CAETANO BARUN.

Telmo se referindo a Jayme
"Deixou tropilhas de rimas,
retouçando nos galpões,
As futuras gerações
seguirão teu catecismo,
Honrarão teu gauchismo
qua jamais será disperso.
Pois quem deixou universo
de payadas iguais às tuas
Volta nas noites de lua
para enfrenar mais um verso. "

Informações do Blog do MTG/RS.

Nenhum comentário