Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Em 13 de dezembro, nascia em Piratini, Barbosa Lessa

Barbosa Lessa em seu sítio, Água Grande, em Camaquã Luiz Carlos Barbosa Lessa nasceu em Piratini em 13 de dezembro de 1929 e morreu em...


Barbosa Lessa em seu sítio, Água Grande, em Camaquã


Luiz Carlos Barbosa Lessa nasceu em Piratini em 13 de dezembro de 1929 e morreu em Camaquã em 11 de março de 2002. Foi folclorista, escritor, músico, advogado e historiador.

Escreveu cerca de 61 obras, entre contos, músicas e romances. Participou intensivamente do processo de construção do Movimento que registrou e difundiu a cultura gaúcha do homem do campo. Em 1948, ele com 19 anos de idade junto com um grupo de colegas do ensino secundário criaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho e o primeiro centro de tradições da história (35 CTG), definindo as características do que hoje é considerado o tipo "Gaúcho".

Dentre suas obras mais conhecidas destacam-se Rodeio dos Ventos, um épico sobre como seria vida do povo gaúcho, e Os Guaxos, pelo qual recebeu prêmio em 1959 da Academia Brasileira de Letras.

Ao mesmo tempo em que se dedicava à implantação do tradicionalismo, Lessa passou a pesquisar a música regional. Em 1957, criou a popular toada Negrinho do Pastoreio, canção baseada na lenda do jovem escravo que, ao perder a tropilha de cavalos do patrão, é agrilhoado a um formigueiro para ser devorado pelos insetos. A canção de Barbosa Lessa foi cantada por dezenas de intérpretes, entre eles Inezita Barroso, Leopoldo Rassier e a dupla Kleiton e Kledir.

Em concurso da RBS TV, foi agraciado com o título de "Um dos 20 Gaúchos que marcaram o século XX", recebeu ainda o troféu Negrinho do Pastoreiro pela AGM e o Prêmio Líderes e Vencedores pela Federasul e Assembleia Legislativa do RS.

Você pode saber mais sobre Barbosa Lessa visitando a Fundação Barbosa Lessa, no Sítio Água Grande, em Camaquã, local onde residia nos últimos tempos de vida. É um lindo local para se visitar pois tem atrativos como, cascata com 30 metros de queda, casa onde residiu o escritor, biblioteca em meio a mata nativa, objetos pessoais e livros do autor, carijo para produto artesanal de erva-mate, engenhos e utensílios típicos gaúchos e trilhas ecológicas, tudo numa área de 15 hectares. Com fauna e flora exuberantes, estes são alguns dos atrativos desta reserva ecológica, embora o maior deles seja a magia de partilhar da simplicidade em que vivia o escritor.

Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário