Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

FEGADAN 2019 é o maior da história

Foram dois dias intensos de arte, música, dança e amor pelas tradições gaúchas. O 6° FEGADAN foi o maior em participantes e público, s...


Foram dois dias intensos de arte, música, dança e amor pelas tradições gaúchas. O 6° FEGADAN foi o maior em participantes e público, superando a expectativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), organizador do evento.

A prefeitura de Farroupilha/RS disponibilizou uma infraestrutura condizente com o tamanho do festival. O parque Cinquentenário abrigou 50 CTGs, que participaram também do FEGACHULA, Acampamento Estadual da Juventude Gaúcha, Tchencontro e do primeiro Festival Versos e Cantigas. Somando os 3 locais de atividades, a estimativa é de que 10 mil pessoas acompanharam as apresentações.

O presidente do MTG, Nairo Callegaro, destacou o esforço dos envolvidos para a realização do evento. "As entidades tradicionalistas atenderam ao chamamento para participar. O acolhimento das pessoas da cidade e das lideranças municipais também foi essencial. A comissão avaliadora trabalhou ininterruptamente, por várias horas, devido à quantidade de grupos que se apresentaram no palco principal. Lembramos que todos os voluntários que sempre apoiam os eventos do Movimento são parte contínua de tudo que é feito no tradicionalismo”.

A próxima edição também já sendo pensada pelo MTG. “O ano de 2019 foi um marco em infraestrutura e acredito que não poderemos retroceder, os processos são contínuos e de crescimento, os eventos a medida que são realizados vão superando seus limites e se adequando ao seu crescimento, ficando a necessidade paras as próximas edições de reavaliarmos e aumentarmos a estrutura de palcos (dois palcos de danças) bem como o número de avaliadores e implantar o sistema eletrônico de avaliação, que já deixaremos pronto para a edição de 2020. Sendo estes três pontos essenciais para a próxima edição" afirma Callegaro.

O vice-presidente artístico do MTG, Valmir Böhmer, ressaltou a importância cultural do festival. "O FEGADAN tem um propósito muito firme, com grande responsabilidade e comprometimento, que é de preservar uma arte que foi pesquisada e transmitida por Paixão Côrtes e Barbosa Lessa. Dentro dessas características, o FEGADAN 2019 apresentou mais do que espetáculos, apresentou ensinamentos. Em tudo que foi passado, em cada traje, em cada gesto de uma Prenda e cada expressão de um Peão, mergulhamos nas pesquisas de Paixão e Lessa, reconhecendo a origem do bailar do Gaúcho”.

O evento teve a presença ilustre da família de Paixão Côrtes, representada pela esposa Marina Paixão Côrtes e o filho Carlos Paixão, demonstrando o apoio e o reconhecimento feito pela atual gestão do MTG. Na ocasião foi lançado o livro "Baile e Bailares" que é um resgate de diversas obras de Paixão sobre danças.

Sábado (12) à noite, o grupo musical de Lages/SC, Quarteto Coração de Potro, fez um show para brindar os tradicionalistas. Os jovens músicos tem uma carreira consolidada nos festivais e 3 álbuns gravados. Essa apresentação demonstra a integração de participantes do FEGADAN 2019 que teve representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e outros estados da Federação.

Foram mais de 30 horas de danças no palco principal em todas as categorias. As apresentações entraram madrugada adentro, mas não perdendo qualidade nem o apoio da torcida que deu um show paralelo nas arquibancadas. Outro aspecto positivo foi a apresentação dos agrupamentos Birivas (10 grupos), no domingo à tarde, fazendo um grande espetáculo e chamando a atenção do público presente.

Confira os vencedores, clicando aqui.


Fonte: MTG/RS

Nenhum comentário