Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Adestrador 'hipnotiza' cavalo xucro e faz sucesso em rodeio

Ronival Ferreira, o "Bruxo dos Potros" — Foto: Arquivo pessoal Imagine um desses cavalos de gineteada, nunca domados, que pr...


Ronival Ferreira, o "Bruxo dos Potros" — Foto: Arquivo pessoal

Imagine um desses cavalos de gineteada, nunca domados, que precisam de dois, três homens para ser imobilizado e permitir que o peão monte sobre seu lombo para uma apresentação? Desses que muitas vezes, sequer permitem que o ginete permaneça 8 segundos sobre seu lombo, que é o tempo mínimo exigido pelas regras de um rodeio?

Pois são animais com esse perfil que o adestrador Ronival Ferreira, 33 anos completados hoje, o "Bruxo dos Potros", consegue dominar rapidamente, sem qualquer violência e sem sequer conhecer o cavalo previamente. Ele se aproxima, faz uma espécie de ritual de "hipnose", e, alguns segundos depois, o aporreado se rende aos seus comandos e deita-se. Foi assim no rodeio promovido pelo CTG Tio Bilia, domingo, 12, em Santo Ângelo.

Diante de um público impressionado, ele fez se render aos seus comandos "o mais xucro dos 32 cavalos da Tropilha Ponche Verde", como observou o patrão do CTG, Roni Junker, organizador da festa campeira. "É uma leitura corporal do cavalo que eu faço. Tento tranquilizar o animal, fazê-lo entender o que está acontecendo naquele momento, mostrar o caminho e deixar ele se entregar", explica o "bruxo".

Segundo ele, não existe doma racional ou irracional. O que existe são "domadores com coração e sem coração". Perguntado sobre sua morada, o paranaense diz que não para em local fixo, está sempre dando "assistência de estância em estância", atualmente, no Rio Grande do Sul. Hoje, seu trabalho é em Bagé. Apesar de ministrar cursos e apresentações, atividades que passou a se dedicar de um ano para cá, diz que está em constante aprendizado. "É errando que se aprende", ensina o adestrador.

Domadores e adestradores que trabalham com doma racional atraem cada vez mais a atenção do público. Em Guaíba, ano passado, Valdecir do Nascimento, de Osório, ministrou a mais concorrida oficina do Domingo no CTG, mostra de cultura gaúcha realizada no CTG Gomes Jardim.

Para ver os vídeos, clique aqui.


Fonte: Repórter Farroupilha | portal G1

Nenhum comentário