Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Uruguai sedia semana cultural do Rio Grande do Sul em outubro

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 12.07.2017: A III Semana de Cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai, que ocorre de 22 a 28 de outubro em Montev...

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 12.07.2017: A III Semana de Cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai, que ocorre de 22 a 28 de outubro em Montevidéu, foi lançada oficialmente na noite desta quarta-feira (12), no Palácio Piratini. É uma iniciativa que reúne referências da cultura contemporânea gaúcha e pretende estimular o diálogo e o intercâmbio entre a classe artística do Estado com os uruguaios. Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini


A 3ª Semana de Cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai, que ocorre de 22 a 28 de outubro em Montevidéu, foi lançada oficialmente na noite desta quarta-feira, 12, no Palácio Piratini. É uma iniciativa que reúne referências da cultura contemporânea gaúcha e pretende estimular o diálogo e o intercâmbio entre a classe artística do estado com os uruguaios.


O evento reuniu o governador José Ivo Sartori, o embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Amorin, a cônsul-geral do Uruguai no Rio Grande do Sul, Karla Bezskidnyak, o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, autoridades e convidados, e teve uma apresentação do Grupo Tholl, que também estará na semana cultural em Montevidéu.

"É pela cultura que nos reunimos nesta noite. Temos semelhanças e temos humildade para aprender, compartilhar, avançar. Que em cada atividade da programação possamos transmitir a nossa boa vontade em construir e em fortalecer nossas relações com esse país irmão", saudou o governador.

De acordo com o secretário Victor Hugo, o projeto busca consolidar ações culturais entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, pela semelhança histórica que existe. "Nossa intenção é avançar na troca de experiências, compatibilizar cultura, conhecimento mútuo, trabalho e colaboração", disse.

"Para mim isto tudo é muito marcante, amo este povo. Sinto-me muito bem acolhida e agradeço ao Rio Grande do Sul e aos gaúchos por este acolhimento", revelou cônsul Karla Bezskidnyak.

A iniciativa permite estabelecer canais para a valorização dos artistas gaúchos em solo uruguaio. Haverá diálogo, não apenas entre artistas, mas com gestores de várias linguagens, a fim de promover troca, planejamento e estruturação de programas culturais conjuntos.

A Semana tem financiamento de R$ 140 mil do governo do estado por meio do Sistema Pró-cultura LIC da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), que permite captação de patrocínio com incentivo fiscal do ICMS. Uma novidade dessa edição é a descentralização do projeto, incluindo as províncias de Artigas e Rivera.

Em Montevidéu acontecerão apresentações nas áreas de literatura, música, circo, gastronomia, artes plásticas e cinema, oferecendo um panorama da atividade cultural do Sul do Brasil. As atrações reúnem artistas de renome e premiados no circuito cultural estadual e brasileiro. A programação inclui também a produção de artistas nascidos no Uruguai e radicados no Rio Grande do Sul, o que possibilita a percepção das interações, influências e identidade culturais existentes entre o Rio Grande do Sul e o país vizinho.


Fonte: portal Gaz

Nenhum comentário