Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Sobre o museu Júlio de Castilhos

Único museu público sobre a história do Rio Grande do Sul, o Julio de Castilhos se afirma como símbolo de decadência do patrimônio cultur...

Único museu público sobre a história do Rio Grande do Sul, o Julio de Castilhos se afirma como símbolo de decadência do patrimônio cultural gaúcho. Está fechado desde janeiro – e você talvez nem tenha notado, o que já é sintomático.
 
Sem manutenção preventiva, tratado com desleixo por sucessivos governos, o museu mais antigo do Estado acabou interditado porque qualquer chuva inundava tudo. Virou um elefante branco combalido por paredes descascadas, piso escangalhado, infiltrações e problemas elétricos.
 
A entrada exibe hoje um manequim de loja e uma faixa de plástico onde se lê "Brechó do Julio". Quem teve a ideia da lojinha foi a Associação dos amigos do Museu, que conta com 11 sócios bem intencionados atrás de recursos para trocar lâmpada, coisa que o Estado não faz.
 
- O brechó é uma forma de combater um descaso crônico e muito antigo - justifica o presidente da associação, Thiago Araújo.
 
Pois bueno.
 
Diante de tal quadro desolador e na tentativa de fazer algo por esta casa memorial tão preciosa para nós, gaúchos, e para não ficar só criticando e permanecer inertes ante a situação, meu amigo Jeandro Garcia e eu revolvemos contatar o pessoal do museu para ver de que forma poderíamos ajudar.
 
A resposta ao e-mail do Jeandro, enviado também em meu nome, está na postagem abaixo.
 
 
 
 Prezado Senhor Jeândro Garcia
 
É com máxima satisfação que recebemos seu contato e interesse de contribuir com o Museu Julio de Castilhos.
 
Neste momento estamos profundamente envolvidos com a produção da próxima exposição que marcará a abertura do museu para uma nova fase de gestão.
 
Esta exposição está sendo projetada para abrir no próximo dia 16 de maio, terça feira, a partir das 18:30 horas às 21hs.
 
Sintam-se os senhores desde já convidados para este momento importante de confraternização.
 
Posterior à este momento, faço questão de agendarmos uma reunião dedicada à construção de um plano de ação voltado à fortificar este museu de fundamental importância à preservação da memória dos grandes nomes de nossa história e tradição, causa que certamente compartilhamos, como muito bem o senhor se referiu.
 
Desde já agradecendo iniciativa e certa da possibilidade de uma futura frutífera parceria.
 
Atenciosamente,
 
Gabriela C. Silva
Diretora
 
Museu Julio de Castilhos
Fone: (51)32213959
Duque de Caxias, 1205/1231
Centro Histórico
Cep 90010-283-Porto Alegre


Fonte: blog do Léo Ribeiro
 

Nenhum comentário