Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Curiosidades sobre a Geografia do RS

Material do peão Eduardo Gusmão Bittencourt. Não vou colocar como perguntas... mas sim como itens, que devem ser estudados como revisão.....

Material do peão Eduardo Gusmão Bittencourt.

Não vou colocar como perguntas... mas sim como itens, que devem ser estudados como revisão... ou como citei no post das dicas de estudo (se tu não viu, corre pra este link), vocês podem pedir que outra pessoa faça as perguntas... são ideias, mas na verdade bem verdadeira, cada um deve encontrar a sua maneira de estudar, a que renda melhores resultados, afinal cada um tem um jeitinho de aflorar mais a concentração nos estudos.

O que não pode é ficar parado esperando o tempo passar, o concurso chegar e o desespero bater :)

Então, vamos lá!?

Considerado o mais moderno e competitivo da América Latina, o pólo petroquímico do estado, fica na cidade de Triunfo.
O Rio Jacuí deságua no Lago Guaíba, onde três outros Rios também despejam suas águas: Caí, Piratini e Gravataí.
O RS é responsável por cerca de 40% da produção nacional de arroz. Um dos seus maiores produtores é o município de Santa Cruz do Sul.
É um vento frio de origem polar, típico do RS e ocorre, normalmente, após a passagem das frentes frias de outono e inverno. Seu nome é Minuano.
Os pontos extremos do RS são, a Leste a foz do Rio Mampituba, e ao Oeste a Barra do Quarai.
Sobre o clima no nosso Estado, podemos afirmar que é um clima subtropical úmido, pois em geral, chove em todas as estações.
Os limites do Estado do RS são estabelecidos ao norte por Santa Catarina, a leste pelo Oceano Atlântico, ao sul pelo Uruguai e a oeste pela Argentina.
Em 2005, foram instaladas no litoral do RS, usinas elétricas acionadas pela força dos ventos. Essas usinas são chamadas de Eólicas.
No RS, as condições de clima e solo favorecem tanto a formação de matas quanto a de campos. As Campinas são campos limpos, que cobriam quase toda metade sul e oeste do Estado. Nas áreas remanescentes dessa vegetação forma-se um verdadeiro tapete de gramíneas, que se estendem pelas terras ondulas, denominadas Coxilhas.
A bacia do Rio Uruguai é formada pelo rio Uruguai, seu formador, os Rios Pelotas e Canoas. Os Afluentes, da margem esquerda são Passo Fundo, Ijuí, Piratini, Ibicuí e Quaraí.
Sobre a formação do relevo Gaúcho, podemos afirmar que a Ilha dos Lobos, única ilha oceânica do Estado, localiza-se no município de Torres.
A vegetação se associa ao clima e ao espaço geográfico. Em nosso Estado, podemos então classifica-la em Litorânea, Mata Subtropical, Mata de Pinhais, Mata de Galeria e Campos.
Canyons são desfiladeiros, gargantas ou vales profundos e estreitos, formados ao nordeste do Estado, na parte mais alta do Planalto Rio –grandense. O canyon mais conhecido do RS é o Itaimbezinho.
A Planície Litorânea está localizada na região leste do RS, próximo ao Oceano Atlântico. Esta região é grande produtora de arroz, cebola e pescado.
O Rio Grande do Sul ocupa o Extremo Sul do território Brasileiro.
O Litoral Rio-grandense possui alguns pontos importantes, dos quais podemos destacar os molhes da Barra de Rio Grande e o Parque Nacional da Lagoa do Peixe.
É unidade de conservação ambiental mantida pelo IBAMA no RS, a Floresta Nacional de Canela onde encontramos a cascata do Caracol.
O ponto mais alto do RS está localizado próximo da Serra Geral. Seu nome é Pico do Monte Negro e está localizado em São José dos Ausentes.
As bacias Litorânea e Guaíba destacam-se por terem rios com a maior possibilidade de navegação.
Nos remanescentes das florestas estacionais, como o Parque do Turvo, ainda se encontram espécies de animais que estão desaparecidas em outras regiões, como a onça-pintada e a anta.
O RS ocupa o segundo lugar no país, como produtor de maçã, sendo que os maiores municípios gaúchos produtores são Vacaria, Caxias do Sul e Muitos Capões.
Uma das unidades de Conservação Estadual, de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do RS é o Parque do Turvo.
O rio que deságua diretamente na laguna dos Patos e faz parte da Bacia Hidrográfica Litorânea, chama-se Camaquã.
O município Gaúcho considerado o segundo maior pólo industrial de autopeças do país é Caxias do Sul.
Em nosso Estado, possuímos Unidades de Conservação Estaduais e Nacionais. As Estaduais são de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do RS, enquanto as Nacionais, são de responsabilidades do IBAMA, órgão federal responsável pelo meio ambiente. De conservação Estadual, por exemplo, temos a Estação Ecológica Aratinga.
O nosso Estado está sujeito, no outono e no inverno, a um fenômeno que consiste em uma sucessão de dias com temperaturas consideradas elevadas para a estação, chamado Veranico.
Sobre o Escudo Sul-rio-grandense podemos afirmar que o ponto mais alto, não ultrapassa 600m de altitude.
Predominante na Mata de Araucárias, a Araucária é também conhecida como Pinheiro-brasileiro e sua semente é um recurso alimentar conhecido como Pinhão.
Nos campos são encontrados alguns animais populares do RS, assim como algumas aves bem conhecidas, como Ema e João-de-Barro.
Os municípios gaúchos que respondem por 56% da produção de soja no Estado são Cruz Alta, Palmeira das Missões e Tupanciretã.
A Laguna dos Patos comunica-se com a Lagoa Mirim através do Canal de São Gonçalo.
A economia do Estado é equilibrada, com grande tradição na exportação. Tem como base a Agricultura, Pecuária, e Indústria.
Quanto ao relevo do nosso Estado, podemos afirmar que a Planície Costeira abrange toda faixa litorânea do RS onde os terrenos estão em baixa altitude, e cujos vento característico é chamado de Carpinteiro.
O Planalto Rio-grandense possuí os recursos minerais chamados de “Gemas”, ou seja, cristais de rochas que formam pedras semi preciosas. Os municípios que destacam-se pela produção são Encantado, Soledade, Salto do Jacuí e Guaporé.
Os tipos de mineral que encontramos na Depressão Central do Rio Grande do Sul são Calcário, Xisto e Carvão Mineral.
No Brasil, a Mata Atlântica percorre desde o Norte do país, até o Rio Grande do Sul. No nosso estado, termina no município de Osório.
O município que destaca-se em nosso Estado pelo seu pólo madeireiro é Encruzilhada do Sul.
Nosso Estado Possuí diversos Parques de Conservação Ambiental. Os Parques Itapuã, Delta do Jacuí, Espinilho e Guarita, localizam-se, respectivamente, nos municípios de Viamão, Guaíba, Uruguaiana e Torres.
O Parque da Lagoa do Peixe, é um importante local de Conservação Ambiental. Abrange três municípios do nosso Estado, que são Mostardas, Tavares e São José do Norte.
Nosso Estado Possuí, dois desertos, chamados Puitã e São João. Eles encontram-se, respectivamente, nos municípios de São Borja e Alegrete.
Os municípios gaúchos que se destacam na Pecuária são Santana do Livramento, Alegrete, Dom Pedrito e São Gabriel.


Fonte: blog Cantinho Gaúcho, de Carolina Bouvie

Nenhum comentário