Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Lançamento do Livro "A Fronteira" de Tau Golin em Pelotas-RS

DATA : 08 de novembro 2015 HORÁRIO DA SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: 19h NOME: TAU GOLIN OBRA: A FRONTEIRA: 1763-1778 – História da brava gente e...

DATA : 08 de novembro 2015
HORÁRIO DA SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: 19h

NOME: TAU GOLIN
OBRA: A FRONTEIRA: 1763-1778 – História da brava gente e miseráveis tropas de mar e terra que conquistaram o Brasil meridional.
GÊNERO: HISTÓRIA AMÉRICA MERIDIONAL

RESUMO DA OBRA:   

A Fronteira: 1763-1778 – História da brava gente e miseráveis tropas de mar e terra que conquistaram o Brasil meridional é o terceiro volume da impressionante série escrita pelo historiador Tau Golin aborda o processo de disputa territorial entre as coroas ibéricas na América meridional. Revela os conflitos bélicos desencadeados pela Guerra dos Sete Anos, antagonizados pela aliança dos reinos de França e Espanha, por um lado, contra os de Inglaterra e Portugal, por outro. Implicações extraordinárias regionais prolongaram 13 anos a beligerância americana na bacia do Prata e no sul do Brasil.
A vitória luso-brasileira de 1776 no Continente do Rio Grande de São Pedro implicou nas ocupações da Ilha de Santa Catarina e da Colônia do Sacramento por uma poderosa esquadra espanhola, auxiliada por tropas de terra, em 1777. A guerra foi sustada com um armistício que originou o Tratado de Santo Ildefonso no mesmo ano, justamente quando as tropas hispano-americanas se preparavam para também invadir capitulariam também o Rio Grande do Sul. Porém, nova fronteira foi estabelecida, com a exclusividade castelhana sobre o Prata e a devolução da Ilha.
Se nos volumes 1 e 2, Tau Golin historia os tratados e demarcações de fronteiras aliados ao povoamento, neste livro narra a magnitude da guerra de reconquista do Rio Grande e suas consequências hegemônicas e gentílicas.

MINI-CURRÍCULO:

Tau Golin é jornalista e historiador, doutor em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa, e professor-pesquisador de História da Universidade de Passo Fundo – UPF (graduação e pós-graduação). Desenvolve pesquisas sobre a formação da América meridional, com diversas publicações sobre os conflitos geopolíticos.

LIVRARIA:
Vanguarda.


Colaboração: Alan Otto Redü

Nenhum comentário