Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Documentário “El ultimo Gaucho” poderá passar no Discovery Channel

Produtores de cinema e televisão estrangeiros chegaram em Alegrete em Janeiro para dar início as gravações de um documentário, intitulad...


Produtores de cinema e televisão estrangeiros chegaram em Alegrete em Janeiro para dar início as gravações de um documentário, intitulado “El último Gaucho”. A ideia é retratar a história e o costume dos povos dos pampas, relembrando fatos históricos que marcaram o Rio Grande.
O produtor e antropólogo mexicano Geraldo Juarez, da Cidade do México, e o produtor uruguaio Matias Baridon, de Montevidéu, são responsáveis pelo projeto.

Os profissionais de TV e Cinema que trabalham para o Discovery Channel intentam apresentar o projeto assim que estiver pronto para o canal. “Apesar de trabalharmos para o canal, esse é um projeto nosso, que vamos apresentar a eles, se aprovarem, vai passar na telinha”, revela Juarez.
Ao ser questionado de como vieram parar no Alegrete, contam que foi uma indicação do prefeito de Cachoeirinha, que na ocasião gravou um documentário que relata a questão da drogadição. intitulado “Minha adição, minha maldição”, que foi ao ar pelo Discovery e em seguida recebeu premiação num festival da China. Na ocasião o prefeito sugeriu que eles viessem conhecer o Alegrete para gravar um documentário sobre a história do gaúcho.

O documentário, que vai ter 6 capítulos, será baseado na história de três gaúchos, um uruguaio, um argentino e um do Alegrete, que se encontram nas andanças da vida e cavalgam juntos por um período de 10 dias.

No decorrer contam suas histórias de vida, de seus ancestrais e de seus costumes, pois apesar dos três serem “gaúchos”, são de povos diferentes. “A ideia é que fique bem claro que apesar das semelhanças, há uma diferenças entre o gaúcho daqui, que a meu ver é o mais tradicional, do que os da Argentina e do Uruguai”, destaca Juarez.

O produtor destaca ainda que desejam mostrar que apesar de toda modernidade e tecnologia nos tempos atuais, os costumes e a cultura ainda são preservadas por aqui.

Auxiliados do radialista e cantor nativista Gerson Brandol visitaram fazendas locais que retratam a cultura do povo gaúcho, bem como gravar cenas com depoimentos de personalidades do Alegrete.
Juarez e Matias dizem que são fascinados pela história e cultura do povo gaúcho e que são adeptos ao bom e velho chimarrão. Ainda não há um previsão de quanto tempo levarão para gravar o documentário e de quando vai ao ar, mas brincou dizendo que até o final do ano estará na telinha.

Fonte: www.alegretetemtudo.com.br


Por Gerson Brandolt

O sorriso fácil! É marca registrada do Neri que nascido no taperão,
Se criou sempre na volta dos cavalos. Neri Grande sustentou mulher e filhos enforquilhado nos arreios entre estâncias, remates , domas e tropas. A lida bruta foi forjando o jeito do Neri que sempre foi homem de pulso com os filhos. Nem as intempéries da vida arrancam o sorriso do rosto deste velho gaúcho apaixonado por cavalos, como ele mesmo diz: Meus “polmão” não são mais os mesmos Brandolt, mas não me entrego e se morrer no costado de uma das minhas éguas morro feliz fazendo o que gosto.

Neri Grande se prepara para fazer parte de um documentário onde, acreditem, vai ser um dos atores principais representando o gaúcho brasileiro. Este documentário mostrará o gaúcho Argentino, Uruguaio e Brasileiro.

Três gaúchos, cada um representando seu País viajaram sozinhos de a cavalo e cada um com uma equipe de produção. Irão se encontrar num ponto em que se une Brasil, argentina e Uruguai. Bárbara! É o que posso dizer desta idéia.

Acompanho deste o principio as imagens e posso dizer que vai ser um registro importantíssimo tanto para o Rio Grande como para este gaúcho que admiro muito pela simplicidade chamado Neri Grande.



Fonte: Rádio Fronteira Gaúcha

Nenhum comentário