Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Cem anos de "Contos Gauchescos"

 Meu Grande Amigo Léo Ribeiro Desejo que esteja bem, juntamente com a família. Aqui, graças a Deus todos bem! Hoje, bem cedo, olhei o te...


 Meu Grande Amigo Léo Ribeiro

Desejo que esteja bem, juntamente com a família. Aqui, graças a Deus todos bem!

Hoje, bem cedo, olhei o teu Blog, sempre trazendo excelentes matérias sobre o nosso REGIONALISMO GAÚCHO. São matérias indispensáveis a nós pesquisadores da cultura gaúcha e brasileira.

Amigo Léo, segue uma cópia do site MAIS QUE BAH de um grupo de estudantes da UNIPAMPA de São Borja, contendo matéria sobre o SARAU LITERÁRIO que foi realizado no dia 11 de setembro. Este foi, em Homenagem aos 100 Anos de "Contos Gauchescos" de João Simões Lopes Neto. Participei, falando sobre uma comparação que fiz do trabalho de Simões Lopes Neto e Cornélio Pires em nosso Regionalismo, versando sobre a universalidade na obra de ambos.

Procurando por SARAU LITERÁRIO em São Borja irá encontrar outros sites, inclusive com fotos e vídeos do evento, que foi um sucesso! Num dos sites, no do Deco Almeida, estamos, juntamente com o poeta e historiador Ramão Aguilar. Na mesa, estão os meus livros de Simões Lopes Neto:CANCIONEIRO GUASCA, CONTOS GAUCHESCOS, LENDAS DO SUL e CASOS DO ROMUALDO.

No começo, antes de falar sobre esse artesão da palavra que foi o João Simões Lopes, registrei que aquele dia 11 era uma data muito importante para nós gaúchos. Pois naquele 11 de setembro de 1936 o bravo General Antonio de Souza Neto, no Campo dos Menezes, em Bagé, proclamou a República Rio-Grandense. Vi que o amigo também postou no blog, matéria a respeito.

Desejando tudo de bom ao amigo, aqui vai um grande abraço deste amigo de sempre.

Israel Lopes

Fonte: Blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário