Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Resultado da 41ª Ciranda Cultural de Prendas - Fase Regional 1ª RT

No momento em que concluímos e divulgamos oficialmente na sede do MTG o resultado da 41ª Ciranda Cultural de Prendas e 23º Entrevero de Peõe...

No momento em que concluímos e divulgamos oficialmente na sede do MTG o resultado da 41ª Ciranda Cultural de Prendas e 23º Entrevero de Peões, entendemos que cabe uma manifestação oficiosa da Coordenadoria da 1ª Região tradicionalista, pelo respeito que devemos à comunidade tradicionalista aos familiares dos participantes e aos patrões das entidades envolvidas no evento.

A Ciranda de Prendas e o Entrevero de Peões, comumente chamados de concurso, pois era a designação antiga, apesar de serem eventos Estaduais promovidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, MTG, em sua fase regional tem a responsabilidade da organização e operacionalização do evento, cujos participantes são avaliados por uma comissão de outra Região dando maior transparência ao “concurso”, deixando a Região que sedia mais isenta possível.

Cabe salientar o excelente trabalho realizado pelos avaliadores da 6ª Região Tradicionalista, a qual possui entre seus integrantes pessoas que receberam cursos de atualização recentemente junto com as demais 30 Regiões do Estado.

Não obstante a isso ocorreram falhas que levaram a uma divulgação equivocada do resultado geral. Estas foram originárias tanto da Região que veio avaliar, como da nossa Região. E me atrevo a dizer que nosso erro foi maior, se é que se pode medi-los. Pois falhamos na organização, fator que pode ser evitado com um bom planejamento. A comissão avaliadora da região visitante cometeu um ato falho ao grampearem as planilhas o que acarretou na montagem equivocada da ata final.

Esperamos que a comunidade tradicionalista entenda que nada em absoluto foi feito intencionalmente e muito antes pelo contrário, foi na tentativa de acertar, de nos manter na mais pura isenção é que nos mantivemos afastados ao máximo do resultado sem conferi-lo antes de divulgar, erro gravíssimo.

São erros que compreendemos, apesar de inaceitáveis, pois foram cometidos por pessoas que voluntariamente estavam ali para dar prosseguimento ao sonho de jovens tradicionalistas que anseiam pela participação junto ao nosso Movimento. E temos certeza, assim como todos que labutam diuturnamente no tradicionalismo, que em nenhum momento foram conscientemente praticados. Isto porque sabemos que estamos lidando com famílias e patronagens que se dedicaram ao longo de um ano. Dedicação esta que temos enaltecido a cada encontro regional para que se tenha uma maior participação.

Não queremos com isto nos eximir da culpa, pelo contrário, sabemos que ela existe e estamos cientes que ela recai sobre nossos ombros. Assim como sabemos que pedir desculpa não vai retornar ao estado normal das coisas, nem vai curar a mágoa dos que perderam: pais, patrões e principalmente nossos jovens.

Lamentavelmente o fato ocorreu e o máximo que podemos fazer é responder pelos nossos erros, os quais nos devem servir de aprendizados futuros.

Resta-nos aqui pedir aos pais, patrões e jovens da primeira Região, que continuem acreditando no Movimento, que a nossa falha não sirva para desânimo ou desistência deste trabalho bonito que é o culto às tradições e a participação de nossas crianças neste que é o maior movimento cultural do mundo, o MTG.

--
Cesar J Tomazzini Liscano
Coordenador da 1a. RT
51 84233508

Nenhum comentário