Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Isso os Farrapos já queriam para o Brasil

Nesse artigo, dos dias atuais, vemos sendo afirmado por um especialista professor de ética, algo que os farroupilhas do RS, já diziam em 183...

Nesse artigo, dos dias atuais, vemos sendo afirmado por um especialista professor de ética, algo que os farroupilhas do RS, já diziam em 1835.

"O Brasil é uma falsa federação"

Em Zero Hora de 09.05.10:

Roberto Romano, Filósofo e professor de Ética

Professor da Unicamp, Roberto Romano diz que o Brasil ainda tem traços de Império e, por isso, sua política produz alianças absurdas.

Zero Hora - Há uma banalização das alianças?

Roberto Romano - Uma banalização inevitável dentro do nosso atual sistema. Hoje, 70% dos recursos arrecadados no Brasil seguem direto para os cofres federais. Depois, são distribuídos entre as regiões a partir de pactos políticos. Portanto, ocorre uma supercentralização do Estado. O presidente é cobrado para liberar mais recursos para quem o apóia e cede porque, sem apoio, não consegue governar.

ZH - Como se pode alterar isso?

Romano - O Brasil é uma falsa federação. Os Estados têm muito pouca autonomia. Enquanto o Brasil não deixar de ser um Império, necessariamente haverá fisiologismo no Congresso. Ninguém é reeleito sem levar recursos para sua região, e a forma como o parlamentar faz isso muitas vezes é contestável. É preciso lutar por uma federalização de fato, em que os Estados tenham mais autonomia e leis próprias, além de definições sobre percentuais da distribuição de recursos. Essa superconcentração de recursos estimula a corrupção, porque há intermediários demais.

do Chasque Pampeano

Nenhum comentário