Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Vitoriosos da Coxilha Nativista

Na 29ª Coxilha Nativista predominaram as milongas – nove das 15 finalistas eram desse ritmo – e as letras valorizaram temas como solidão e s...

Na 29ª Coxilha Nativista predominaram as milongas – nove das 15 finalistas eram desse ritmo – e as letras valorizaram temas como solidão e saudade. A grande vitoriosa foi a composição 'O Meu Silêncio Tem Voz' foi bem-recebida pelo público que esteve no domingo à noite no Ginásio Municipal de Esportes de Cruz Alta. Com letra de Miguel Bicca e Máximo Fortes e música de Digo Oliveira, a canção vencedora foi levada ao palco por Leonardo Paim e, desde a eliminatória, no sábado à noite, estava entre as composições que despontavam com chances de conquistar o prêmio máximo do tradicional festival do Estado. Representante dos municípios de São Borja e Santa Maria, a música recebeu ainda destaque como Melhor Letra e Conjunto Vocal, prêmios que reforçaram o desempenho do trabalho na Coxilha.

Nesta edição, não houve trabalhos de Cruz Alta inscritos na Coxilha Piá, que tem as categorias Piá e Piá Taludo. Os três trabalhos selecionados na fase local, realizada na quinta-feira, tiveram boa receptividade do público na noite da final. As músicas 'Identidade e Raiz' e 'Pra Parceriar uma Milonga' classificaram-se, respectivamente, nos segundo e terceiro lugares na etapa local. Porém, 'O Grito dos Sentinelas' foi além e conquistou cinco prêmios no total: terceiro lugar na fase geral, Melhor Conjunto Instrumental, Melhor Indumentária; primeiro lugar na fase local e Música mais Popular.

Apesar de ter recebido o melhor público das quatro noites, os espectadores da Coxilha Nativista não lotaram o Ginásio Municipal. Entre a quinta-feira e o domingo, houve ainda a diferença de temperatura. A noite de abertura estava fria. Já o dia do encerramento foi marcado por temperaturas próximas aos 25 graus, o que resultou na abertura dos portões laterais do local.

AS PREMIAÇÕES

Fase geral
1º lugar – 'O Meu Silêncio Tem Voz' (São Borja/Santa Maria)
2º lugar – 'Sem Chão pra Pisar' (Santiago)
3º lugar – 'Sangue' (São Borja/Cruz Alta/Porto Alegre)

Música mais popular – 'O Grito dos Sentinelas'' (Cruz Alta)
Melhor Pesquisa – 'Relíquias Missioneiras' (Santo Ângelo/Santana do Livramento)
Melhor intérprete – Eraci Rocha (música 'Sem Chão pra Pisar' – Santiago)
Melhor instrumentista – Tiago Abib (gaita botoneira em 'Depois de Léguas Tranqueadas' – São Gabriel)
Melhor letra – 'O Meu Silêncio Tem Voz' (São Borja/Santa Maria)
Melhor arranjo – 'Sangue'(São Borja/Cruz Alta/Porto Alegre)
Melhor conjunto instrumental – 'O Grito dos Sentinelas' (Cruz Alta)
Melhor conjunto vocal – 'O Meu Silêncio Tem Voz' (São Borja/Santa Maria)
Melhor indumentária – 'O Grito dos Sentinelas' (Cruz Alta)

Fase Local

1º lugar – 'O Meu Silêncio Tem Voz' (Cruz Alta)
2º lugar – 'Identidade e Taiz' (Cruz Alta)
3º lugar – 'Pra Parceriar uma Milonga' (Cruz Alta)

Fonte! Correio do Povo de Porto Alegre - RS. Edição do dia 06 de outubro de 2009. Caderno Cidades, por João Luiz Bindé - jlbinde@correiodopovo.com.br.
do Portal Chasque Pampeano.

Nenhum comentário