Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

1ª RT, MTG, IGTF e SECRETARIA DE TURISMO firmam parceria para desenvolver o turismo cultural

Por iniciativa do Coordenador da 1ª RT, Cesar J. Tomazzini Liscano reuniram-se, ontem dia 04/03/09, às 17h00min com o Secretário Estadual...

Por iniciativa do Coordenador da 1ª RT, Cesar J. Tomazzini Liscano reuniram-se, ontem dia 04/03/09, às 17h00min com o Secretário Estadual de Turismo Esporte e Lazer, Sr. Heitor Gularte nas dependências da Secretaria, além do Coordenador o Presidente do MTG, Sr. Oscar Fernande Gress, o Presidente do IGTF, Sr. Manoelito Savaris, o Diretor de Comunicação Social da 1ª RT, Sr. Guimarães e a Diretora de Formação Tradicionalista e Pesquisa da 1ª RT, Sra. Dulce Helena dos Santos.

A reunião teve como objetivo a formação de parcerias entre o poder público e os tradicionalistas para desenvolver o turismo cultural no RGS, sendo a tradição do Estado uma das mais ricas do País, mas totalmente inexplorada em termos turísticos.

Ficou acordado com total interesse por parte do Secretário José Heitor de Souza Gularte, que assumiu suas funções no dia 03 de março, quando o ex-Secretário Luis Augusto Lara assumiu seu posto de deputado na Assembléia Legislativa , que seria colocado em prática um projeto para bem recepcionar os turistas que chegam ao RS, através do aeroporto ou Porto de Rio Grande, projeto esse já enviado para o poder público anteriormente pelo presidente do IGTF Manoelito Savaris, logo após a sua posse na Presidência do IGTF, mas não aprovado na época.

Também foi combinado que a Secretaria de Turismo fará todo o treinamento necessário para que a mão de obra que irá recepcionar os turistas e será buscada uma parceria com a iniciativa privada para prover os materiais necessários para bem acolher os turistas, como erva mate, cuias, etc.

O Secretário Heitor Gularte comentou que dos 260 projetos em andamento pela secretaria, mais ou menos 60% são em parceria com o MTG, em todo o Estado, através de projetos como artesanato e vários outros.

Através da Diretora Dulce foi citado o projeto do Caminho Tradicionalista como um exemplo de projeto a ser apoiado e incentivado.

Todas as ações que serão efetivadas através dessa parceria iniciada agora visam primeiramente valorizar esse imenso patrimônio cultural que existe no RGS, desenvolver o turismo cultural, que é uma das fontes de renda das mais nobres e também já se preparar para grandes eventos que iram acontecer como a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014.

Sr. Guimarães solicitou ao Secretário a colocação no site do governo do Estado os eventos realizados pela 1ª RT e pelo MTG em todo o estado.

Guimarães Diretor de Comunicação Social da 1ª RT
F: 3026.6777 / 9987.5880
MSN:guimaraes@guimaraes.cim.br

Nenhum comentário