Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Seival e os caminhos de Garibaldi, por Léo Ribeiro

 Pintura óleo sobe tela de Guido Mondin   Professor constrói réplica do barco de Garibaldi para resgatar a história da Revolução Farrou...

 Pintura óleo sobe tela de Guido Mondin
 
Professor constrói réplica do barco de Garibaldi para resgatar a história da Revolução Farroupilha na tomada de Laguna.

Uma embarcação histórica, utilizada na Guerra dos Farrapos para a tomada de Laguna está ganhando uma réplica que será utilizada para educação ambiental e para o resgate histórico da Revolução Farroupilha. Trata-se do Seival, barco de Giuseppe Garibaldi, utilizada como estratégia pelo italiano considerado um herói farroupilha. O projeto Seival e os Caminhos de Garibaldi é do professor de Passo Fundo Antonio Carlos Rodrigues que atualmente reside em Camaquã para colocar em prática a construção da réplica, em tamanho real do Seival.

Em entrevista a Rádio Uirapuru, Rodrigues explicou que o projeto pretende promover estudos e debates sobre a história da Guerra dos Farrapos, assim como sobre a navegação no Rio Grande do Sul. Além disso, pretende proporcionar lazer e projetos ambienteis nas cidades por onde o barco passar. A expectativa é que o barco esteja pronto em setembro do ano que vem, porém a conclusão depende da captação de recursos. A construção está orçada em R$ 800 mil e metade do valor já foi obtida com recursos próprios e eventos realizados por uma associação que foi formada por um grupo de amigos. A associação promove pré-lançamentos para a venda de passaportes, de acesso ao barco, no valor de R$ 10.

O próximo evento será em passo Fundo dia 18 de janeiro, no restaurante Temperoni, que fica na Av. Brasil, 2873. O professor pede que os interessados em apoiar o projeto entrem em contato pelos telefones (54) 99998-7810 e (54) 99883-0713.

A réplica do Seival terá 15 metros de comprimentos e está sendo construído por uma equipe de 5 pessoas, sendo lideradas por um carpinteiro naval que segue o projeto de um modelista. 


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário