Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tropas, Tropeiros e Tropeirismo: Contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandense

O tropeirismo é a ideia central do tema para os Festejos Farroupilhas 2018 que tem como um de seus objetivos reverenciar a figura human...



O tropeirismo é a ideia central do tema para os Festejos Farroupilhas 2018 que tem como um de seus objetivos reverenciar a figura humana do tropeiro, valorizando suas contribuições e sua importância para a nossa história e para a nossa formação social e cultural.

Ao explanar sobre essa temática é importante destacar a história dos Festejos Farroupilhas, a importância dessa comemoração e da escolha de um tema anualmente a ser trabalhado.

Ao apresentar o tema 'Tropas, tropeiros e tropeirismo: contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandense' é preciso situar os ouvintes historicamente. Nessa situação pode ser abordada a questão da introdução do gado, da Vacaria do Mar, da Vacaria dos Pinhais. É importante destacar a importância do tropeirismo economicamente não somente para o Rio Grande do Sul, mas para o Brasil, uma vez que foi através dos tropeiros a integração do sul com o centro do país.

Além disso, também é válida a explanação sobre os cinco grandes caminhos percorridos pelos tropeiros, os quais originaram diversas cidades em nosso estado. No aspecto da formação de nossa identidade é significativo falar sobre os usos e costumes dos tropeiros, sobre a indumentária, a culinária, as danças e os aspectos imateriais (crenças, vocabulário, imaginário) que tangem o assunto.
 
Caso tenha informações é possível falar sobre o tropeirismo regional, dando destaque a aspectos e histórias da sua região, pois será um diferencial e agregará conteúdo e conhecimento a sua prova oral.

O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano é extenso, possui conteúdo e é inédito, pois não vinha sendo trabalhado com tanta intensidade; logo, há muita informação e curiosidades a ser pesquisada e explanada.

Para finalizar, pode-se explanar sobre a importância desse tema para nosso cenário atual, tanto para a sociedade quanto para o Movimento Tradicionalista Gaúcho. Deixe (sempre) claro a sua opinião acerca do assunto, pois transparece segurança e conhecimento.

Prendas Adultas do Rio Grande do Sul 2018/2019


Fonte: blog Cantinho Gaúcho, de Carolina Bouvie

Nenhum comentário