Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tradicionalismo gaúcho ganha espaço na grande mídia

É histórica a reclamação entre os tradicionalistas de que falta espaço na imprensa para a cultura gaúcha. Se nos últimos anos, com o ad...



É histórica a reclamação entre os tradicionalistas de que falta espaço na imprensa para a cultura gaúcha. Se nos últimos anos, com o advento da internet, proliferaram blogs e canais no YouTube enaltecendo os usos e costumes tradicionais do Rio Grande, por outro lado os veículos de massa continuavam mantendo espaços bastante restritos em suas grades de programação.

Nos últimos meses, contrariando esta lógica, surgiram diversas iniciativas significativas para a comunicação tradicionalista voltada para o grande público. Pela Record News, em nível nacional, estreou o programa De Campo e Alma, comandado pelos tradicionalistas Fábio de Oliveira e Liliana Cardoso. Pela RDC TV, emissora nova de Porto Alegre, desde a primeira semana já estava garantido o programa Canto e Prosa, comandado pelo Cancioneiro, na grade de programação. E na Zero Hora dominical, na contracapa do caderno Campo & Lavoura, estreou a coluna do jornalista Giovani Grizotti, o Repórter Farroupilha, que pela RBS TV há vários anos já vem consolidando o espaço tradicionalista.

Pioneiro em nível nacional

O programa De Campo e Alma apresentou, até o momento, nove episódios. Nomes como Cristiano Quevedo, Gaúcho da Fronteira, Thomas Machado, Tchê Guri e Yangos já passaram por lá.

Produzido por Pierre Luz e com 30 minutos de duração, o “De Campo e Alma” conta com programação artística, apresentando os maiores expoentes da música gaúcha e nativista. Para a boa prosa também são chamados os protagonistas do tradicionalismo organizado e espontâneo, com destaque para áreas como danças tradicionais gaúchas, esportes campeiros, cultura em todas suas manifestações, folclore e também gastronomia e turismo, entre outros. Um dos diferenciais do programa, segundo o produtor Pierre Luz, além do pioneirismo no alcance nacional, é a apresentação do Brasil de Bombachas, expressão consagrada que identifica a tradição dos gaúchos vivenciada fora do Rio Grande do Sul.

Fábio de Oliveira é cantor, compositor, intérprete e instrumentista. Herdou de seu pai a inspiração instrumental, e, de sua mãe, a interpretação musical. Já foi patrão de CTG e se apresentou em diversos festivais. Liliana Cardoso é declamadora, mestre de cerimônia, apresentadora e radialista, campeã em mais de 180 rodeios nacionais e internacionais e festivais de poesia. A Arte de Declamar é seu projeto social, levado a escolas no Rio Grande do Sul e outros estados.

O De Campo e Alma é transmitido às 8h de domingo pela Record News.



Repórter Farroupilha

Há algumas semanas estreou, na contracapa do caderno Campo & Lavoura, da Zero Hora, a coluna do jornalista Giovani Grizotti. Conhecido como Repórter Farroupilha, ele há vários anos vem consolidando a cobertura tradicionalista gaúcha na RBS TV.

A coluna noticia as atividades desenvolvidas pelas entidades tradicionalistas, destaca a programação de bailes e rodeios, e na edição do último domingo de agosto deu destaque para as cavalgadas que transportam a Chama Crioula pelo Rio Grande do Sul, desde que foi gerada em Iraí, em meados de agosto.

Giovani Grizotti é um entusiasta do tradicionalismo gaúcho e entre suas iniciativas um dos destaques é o Desafio Farroupilha, que mobiliza um número expressivo de grupos de danças tradicionais a cada ano. Iniciado em 2014, o Desafio Farroupilha foi criado com o propósito de valorizar a cultura gaúcha. Na primeira edição, o tema foi tiro de laço. O músico Cristiano Quevedo cumpriu a missão de apresentar a praticar o esporte. Depois, em 2015, a temática foi a música, quando a dupla César Oliveira & Rogério Melo foi desafiada a escolher o novo talento da música, com vitória do cantor Fernando Saccol. Já em 2016, o CTG Tiarayú foi o grande vencedor da primeira temporada dedicada às danças de invernada. E em 2017 o CTG Farroupilha foi o grande vencedor. O reality show já está indo para a quinta temporada e se caracteriza pela imensa mobilização do público tradicionalista. Em 2018, a grande final acontecerá no Enart – Encontro de Artes e Tradição, que acontece no terceiro final de semana de novembro em Santa Cruz do Sul.

 RDC TV

A RDC TV, que inaugurou recentemente em Porto Alegre, abriu espaço em sua programação já no primeiro domingo após a estreia para a cultura gaúcha. O programa Canto e Prosa – O Cancioneiro é exibido a partir das 11 horas e conta com apresentação de Jucelino Vieira da Conceição.

A RDC TV integra o Grupo IEX Empreendimentos e Participações, grupo que nos últimos três anos investiu mais de R$ 15 milhões no Rio Grande do Sul. Para a emissora, no bairro Floresta, em Porto Alegre, foi construída uma estrutura de 1.200 metros quadrados. A RDC TV se apresenta como um veículo de comunicação multimídia comprometido em gerar conteúdos de qualidade, abrangendo todas as regiões do Rio Grande do Sul pelos canais 24 e 524 da NET e plataformas digitais.

O programa Canto e Prosa é essencialmente musical. Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto e Nelson Ramos e Carol do Acordeon são alguns dos convidados que já passaram pelo programa.

Programas consolidados

Entre os programas consolidados de cultura gaúcha está o Galpão Crioulo, exibido pela RBS TV. Recentemente, a atração incorporou novos quadros, um deles voltado à gastronomia. O programa é apresentado por Shana Muller, que já foi prenda do Rio Grande do Sul, e por Neto Fagundes.

Texto: Sandra Veroneze
Fonte: portal do jornal Eco da Tradição

Nenhum comentário